Home | Primeiros socorros | Engasgamento

Engasgamento

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image O reconhecimento precoce é importante para resolver a situação

publicidade

Grande percentagem das obstruções das vias aéreas (nariz, boca, garganta e traqueia) é com comida. O reconhecimento precoce é importante para resolver a situação.

O corpo estranho pode provocar obstrução parcial ou total. Na parcial a vítima agarra-se à garganta, consegue tossir e falar, na total não faz nada do descrito atrás.

 

Sinais e Sintomas:

Na obstrução ligeira

- Tosse

- A vítima agarra a garganta com as mãos

 

Na obstrução grave

- Cianose (cor da pele cinzenta ou azulada)

- As veias do pescoço ficam dilatadas.

- Perda da consciência.

 

Cuidados a ter:

Se os sinais são de obstrução ligeira, devemos acalmar a vítima e incentivá-la a tossir.

Se a vítima tem sinais de obstrução grave mas está consciente, deve-se aplicar 5 pancadas na região inter-escapular (entre as omoplatas). Deve-se colocar ao lado da vítima, ligeiramente para trás e com uma mão apoiar o tórax inclinando-o para a frente de forma a facilitar a saída do corpo estranho e evitar que entre novamente. Com a região tenar da outra mão dar 5 pancadas entre as omoplatas. Após cada pancada observar se o corpo saiu.

Se não foram eficazes faz-se compressões abdominais (manobra de Heimlich). Coloca-se detrás da vítima com os dois braços à volta da parte superior do abdómen. Inclina a vítima para a frente, fecha o punho e coloca-o entre o umbigo e a parte inferior do centro das costelas (esterno). A outra mão agarra o punho e faz o movimento para cima e para trás em simultâneo, cinco vezes. Também se verifica se o corpo sai entre cada compressão.

Alterna-se as pancadas com as compressões até sair o corpo estranho ou a vítima ficar inconsciente. Neste caso, coloca-se a vítima no chão, liga-se ao 112 e se tiver formação inicia suporte básico de vida (massagem cardíaca e respiração boca-a-boca)

 

Bebes até um ano

- Colocar a criança de cabeça para baixo sobre o antebraço, com a mão que segura a criança levanta a cabeça e abre a boca para permitir que o corpo saia e não volte a entrar. Dá pancadas secas na zona entre os ombros, observando se o corpo estranho sai.

- Ter em atenção a força devido a se tratar de um bebe.


Referencias: Enfermagem Médico - Cirúrgica - Conceitos e Prática Clínica Segunda Edição em Português, Tradução da Quarta Edição em Inglês, Vol I, Vol II

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

celso medeiros de paiva on 28/01/2010 11:05:15
avatar
Meu irmão engasga com obstrução total das vias aéreas gostaria de saber se é um problema médico se ele precisa de um tratamento médico e porque ele engasga com tanta facilidade desde já agradeço.
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Maria Oliveira on 06/02/2010 22:08:40
avatar
Celso, o seu irmão pode consultar um médico otorrino para o observar porque não é normal uma pessoa se engasgar com tanta facilidade. Pode precisar de tratamento médico, para o médico procurar a causa do engasgamento.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
luanara on 22/05/2010 20:14:37
avatar
como devo proceder em pessoas obesas?
Thumbs Up Thumbs Down
-2
jose ferreira chula on 19/03/2011 19:21:54
avatar
minha esposa se engasga com facilidade o proprio ar e saliva a faz engasgar,,que devo fazer,,,adeus
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Maria Oliveira on 21/03/2011 21:06:43
avatar
José, consulte um otorrino.
Thumbs Up Thumbs Down
0
5 1 - 5
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade