Home | Primeiros socorros | Incêndio

Incêndio

image

O incêndio descontrolado pode por em perigo seres vivos e estruturas. Geralmente, a inalação dos gases provoca desmaio, desta forma morrem pela própria intoxicação ou posteriormente devido às queimaduras graves.

É frequente os incêndios em habitações começarem devido a problemas na instalação eléctrica, com cigarros mal apagados, na cozinha ou com velas de cera.

Se o incêndio tiver início na frigideira deve apagar o fogão e cobrir a frigideira com uma tampa, prato, pano húmido ou cobertor anti-fogo.

Não deve: - Tocar na frigideira devido ao perigo de queimadura

               - Deitar água na frigideira porque o fogo pode aumentar ou saltar

               - Retirar a tampa durante um período de meia hora, mesmo que não veja chamas.

Se o incêndio tiver início no electrodoméstico ou instalação eléctrica desligue o quadro eléctrico e depois apague o fogo com água ou um extintor (não colocar água em televisores e computadores).

Não deve: - Enviar água sem desligar primeiro o quadro eléctrico

                  - Tocar na instalação eléctrica ou electrodoméstico enquanto estão a arder.

                  - Desligar o electrodoméstico no interruptor enquanto houver fogo.

Se o incêndio tiver início no televisor ou computador desligue-o da corrente se não houver perigo de se queimar com as chamas, ou o quadro eléctrico. Abafe o fogo com uma manta, cobertor anti-fogo ou tapete.

Não deve: - Utilizar extintor ou água se estes electrodomésticos se incendiarem.

Se o incêndio tiver início no aquecedor de petróleo deve manter uma distância de pelo menos dois metros e lançar baldes com água.

Se o incêndio tiver início no sofá ou estofos de material sintético deve saír do compartimento e fechar a porta porque estes materiais libertam gases que podem provocar desmaio. Telefone para os bombeiros.

Se o incêndio tiver início na roupa vestida não deve correr porque faz com o fogo aumente. Coloque a pessoa no chão para evitar que as chamas queimem a face e cabeça e apague o fogo com água ou outro líquido não inflamável.

Também pode cobrir a pessoa com um cobertor grosso, cortinado ou casaco e de seguida colocá-la no chão.

Não deve: - utilizar tecidos de nylon ou fibra artificial

               - Rebolar a pessoa no chão porque corre o risco de queimar zonas ilesas. 

Se sentir cheiro a queimado durante a noite deve acordar todas as pessoas da casa, e se este for de grande dimensão conduza-os até à rua. Se for num compartimento, não abra a porta porque o fogo aumenta e alastra mais depressa. Telefone aos bombeiros e espere na rua que eles cheguem.

Se ficar preso dentro de um prédio deve fechar as portas e vedar a entrada do fumo com roupa, panos ou toalhas húmidas. Vá para a janela gritar por socorro.

 

Referencias: Manual de Emergências - Um Guia Para Primeiros Socorros - Editora: ELSEVIER / MEDICINA NACIONAIS