Home | Crianças | O que são Adenóides

O que são Adenóides

image

Há quatro áreas de tecido na parte de trás da garganta, relacionados com as defesas contra as infeções na primeira infância. Estas são as amígdalas direita e esquerda, a base da língua e as adenóides.

As adenóides estão localizadas acima das amígdalas, na parte de trás do nariz. Sendo maiores entre o nascimento e os quatro anos de idade e, em seguida, tornam-se progressivamente menores. Na idade adulta desapareceram totalmente.

Quais os sintomas que as adenóides causam?

Adenóides grandes causam obstrução nasal. A criança respira pela boca e ressona durante a noite. Em alguns casos, as adenóides grandes estão associadas ao desenvolvimento de fluido no ouvido médio.

Às vezes, amígdalas e adenóides
grandes  estão associadas a uma condição chamada síndrome da apnéia do sono em que a criança pára de respirar temporariamente durante o sono.

Que outras condições podem causar obstrução nasal em crianças?

Inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica). Esta condição está associada à asma e eczema em algumas crianças.

Desvio de septo nasal. Por vezes acontece no momento no nascimento e em outros casos é devido a um golpe para o nariz.    

Um corpo estranho no nariz, como um brinquedo que a criança levou à sua narina.

Adenóides grandes requerem tratamento?

Na maioria dos casos adenóides grandes podem ser deixados assim, visto que vão tornar-se menores quando a criança vai ficando mais velha. Quando estão associados ao desenvolvimento de fluido no ouvido médio ou apneia do sono a remoção é recomendada.

Como são removidas as adenóides ?

A remoção das adenóides é levada a cabo através da boca. É um procedimento simples, que leva apenas alguns minutos a executar. Às vezes a cirurgia é realizada ao mesmo tempo em que as amígdalas são removidas e é conhecida como uma adenotonsilectomia.

Existe alguma outra forma de tratamento de adenóides?

Nenhum tratamento médico tem qualquer efeito sobre adenóides grandes.

A remoção das adenóides causar algum problema?

Não há evidência de que a remoção das adenóides a crianças, provoca quaisquer problemas. Isso porque elas são necessárias em bebés, mas não têm nenhuma função em crianças mais velhas.

 

Referencias: Enciclopédia Médica da Família - Editora: Livraria Civilização Editora