Home | Adultos | Nutrição da sua pele

Nutrição da sua pele

image

A nossa pele é um órgão sensível que pode sofrer diversas alterações em casos de deficiência nutricional. Logo, ter uma boa alimentação e um estado nutricional adequado é essencial para a saúde da sua pele. Por vezes, basta uma pequena alteração no nosso padrão alimentar para controlarmos os sintomas de algumas doenças como o acne ou vários tipos de dermatite. Outro exemplo da importância de uma boa nutrição para o tratamento de patologias ligadas à pele é a cicatrização de feridas. Nestes casos, um estado de malnutrição poderá inibir a capacidade do organismo de cicatrizar e curar a pele danificada.

Como cuidar da sua pele através da sua alimentação?

Quando falamos numa boa alimentação, estamos a falar na ingestão adequada de todos os macro e micronutrimentos dos alimentos, bem como de líquidos. Pelo que, a carência de um ou mais nutrientes pode ser manifestada através de um conjunto de sintomas. Apesar de todos os nutrientes serem importantes, há que ter particular atenção a alguns que estão intimamente ligados à saúde da sua pele.

 A vitamina A é um micronutrimento intimamente ligado à saúde dos olhos. Contudo, quando em deficiência no organismo, para além da cegueira noturna ou da secura da conjuntiva, este défice é também responsável pela hiperqueratose perifolicular manifestada na pele. Ou seja, caracteriza-se pela acumulação do epitélio da pele à volta dos folículos pilosos, sendo observado sobretudo na porção exterior dos braços e coxas. De modo a evitar esta deficiência o consumo de fígado, leite, ovos e vegetais amarelos e verdes folhosos é o ideal.

O défice em riboflavina ocorre pela combinação com outras deficiências em nutrientes, muitas vezes causada pela restrição severa da ingestão de alimentos. Esta carência nutricional pode tornar a pele de áreas com elevada concentração de glândulas sebáceas - como as pálpebras, a orelha externa, lábios e escroto – muito avermelhada, gordurosa e escamosa. Por vezes pode sentir alguma dor. Para além disto, também se pode verificar fissuras horizontais nos cantos da boca e fissuras verticais à volta da mesma. A riboflavina pode ser encontrada na maioria das plantas e animais, sendo as melhores fontes alimentares os ovos, as carnes magras, o leite, brócolos e pães e cereais enriquecidos.

A pelagra é uma patologia provocada pelo défice de niacina, que também afeta a pele. A dermatose afeta sobretudo as áreas expostas à luz do sol. Pode ocorrer eritema, seguido de esfoliação, uma pigmentação espessa e alterações da pele. Uma carência em vitamina B6, riboflavina e cobre, podem levar à deficiência em niacina, já que são os responsáveis pela conversão do aminoácido triptofano em niacina. Para que este micronutriente seja ingerido há que consumir doses moderadas de carne vermelha, fígado, leite, ovos, cereais, peixe e milho.

A vitamina C, poderoso antioxidante, previne a formação de acne, de alterações ao nível do couro cabeludo, hemorragias perifoliculares e hiperqueratose – sintomas associados ao escorbuto. Esta deficiência, apesar de rara, poderá ocorrer em indivíduos que não tenham um consumo regular de legumes e fruta. Pelo que as melhores fontes alimentares são, por exemplo, os brócolos, couves de bruxelas, citrinos, espinafres e morangos.

Como poderá ver, diversas patologias, associadas à sua pele poderão ser evitadas através de uma boa alimentação. Pois ao cuidar do seu corpo está a cuidar da sua pele.

Ana Vaz – Nutricionista

Biografia da colaboradora (ver aqui)

Consultas de Nutrição e Consultoria Nutricional

Membro da Ordem dos Nutricionistas (nº 0212N)

e-mail: anasantosvaznutricionista@gmail.com

Site: http://www.anavaz-nutricionista.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Ana-Vaz-Nutricionista/

Twitter: https://twitter.com/#!/AnaVazNutri

 

Referencias: L. Kathleen Mahan MS RD CDE, Sylvia Escott-Stump MA RD LDN. Krause’s Food & Nutrition Therapy. Saunders; 12 edition (June 15, 2008). ISBN-13: 978-1416067122

Pro Teste - Viver em Forma todo o ano. Edideco – Editores Lda, Lisboa (1994). ISBN 972-8162-01-04