Home | Geral | Notícias | Conclusão favorável do processo regulamentar europeu de aprovação da pitavastatina

Conclusão favorável do processo regulamentar europeu de aprovação da pitavastatina

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A pitavastatina, uma estatina licenciada pelo Grupo Recordati, a que pertence a Jaba Recordati, acaba de obter resultado positivo no processo de aprovação na Europa para o tratamento da hipercolesterolemia, após a comunicação da MHRA (agência britânica de medicamentos) e concordância de todos os Estados-membros.  

A pivatastatina, apresentada em comprimidos e em três dosagens diferentes: 1, 2 e 4 mg, é indicada para a redução do colesterol total e LDL em doentes adultos com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista, quando a dieta e outras medidas não-farmacológicas são consideradas insuficientes.

Este novo medicamento promete ser eficaz no tratamento da dislipidemia, uma condição caracterizada por alterações nos níveis de colesterol no sangue e outros lípidos, associada a um risco acrescido de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral (AVC).

Nos ensaios clínicos controlados, conduzidos pela Kowa Pharmaceutical na Europa, envolvendo mais de 1.600 doentes, ficou demonstrado que pitavastatina induz uma redução nos níveis de LDL-colesterol (o "mau" colesterol, que contribui para a formação de placas ateroscleróticas) e um aumento no colesterol HDL (o colesterol "bom" que remove a gordura da parede arterial). Trata-se assim de um duplo efeito que deve ser considerado como altamente relevante, uma vez que parece reduzir o risco relativo de doença cardiovascular e outras complicações.

Tem sido também demonstrado que pitavastatina é metabolizada de forma reduzida pelas enzimas do Citocromo P450 (CYP), minimizando, desta forma, o risco de respostas imprevisíveis ao tratamento e de interacção com outros medicamentos metabolizados por esta via. Pitavastatina tem um excelente perfil de segurança e representa um novo tratamento eficaz e seguro para dislipidemia.

"A conclusão favorável do processo regulamentar na Europa para a aprovação da pitavastatina
confirma a validade deste novo tratamento para a hipercolesterolemia", declarou Giovanni Recordati, presidente e CEO. "O produto representa uma nova e interessante opção terapêutica para uma doença que constitui um dos factores de risco para doença cardiovascular".

A pitavastatina é uma estatina licenciada pela Recordati à filial europeia da Kowa, empresa farmacêutica japonesa, para a maior parte do mercado europeu. Está disponível no Japão desde 2003 e foi recentemente lançada nos Estados Unidos pela Kowa Pharmaceuticals em parceria com a Eli Lilly num acordo de co-promoção.  

Sobre a Jaba Recordati

O grupo farmacêutico JABA foi adquirido em 2006 pela Recordati. Com cerca de 150 colaboradores e uma facturação, no sector farmacêutico, de 43 milhões de euros em 2008, a subsidiária portuguesa do grupo Recordati representa 6.2% do volume de facturação de todo o grupo. A companhia actua em três áreas de negócio: produtos inovadores sujeitos a prescrição médica, genéricos e produtos de venda livrem.

Sobre a Recordati

Fundada em 1926, Recordati é um grupo farmacêutico europeu cotado na Bolsa de Valores Italiana (RECI.MI Reuters, Bloomberg REC IM, ISIN TI 0003828271), com 2900 colaboradores que se dedicam à investigação, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos farmacêuticos. Com sede em Milão (Itália), opera nos principais países europeus, encontrando-se em crescimento nos mercados da Europa Central e de Leste. Uma força de vendas europeia com mais de 1400 delegados de informação médica promove uma vasta gama de produtos farmacêuticos inovadores, sendo proprietários de medicamentos ou vendendo sob licença, em diversas áreas terapêuticas, incluindo um departamento especializado dedicado exclusivamente a doenças raras. O Grupo Recordati está empenhado na investigação e desenvolvimento de novas moléculas nas áreas de Cardiologia, Urologia e doenças raras.

 

Fonte: MediaHealth Portugal

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image Media Health
Health On the Net Foundation


Publicidade