Home | Geral | Gripe A (H1N1) | Ponto de situação da evolução da Gripe A em Portugal - Semana 55.ª, entre 11 e 17 de Janeiro de 2010.

Ponto de situação da evolução da Gripe A em Portugal - Semana 55.ª, entre 11 e 17 de Janeiro de 2010.

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

Na semana de 11 a 17 de Janeiro, foram observados nos serviços de saúde 3.451 doentes com sintomas de gripe, independentemente da confirmação laboratorial dos vírus em causa.

Neste período, verificou-se uma desaceleração no que se refere ao número de novos casos.

A distribuição da gripe estendeu-se a quase todo o território do Continente, mantendo-se, no entanto, heterogénea.

No último dia da semana em referência (domingo), estavam internados 34 doentes, dos quais 4 em Unidades de Cuidados Intensivos. No mesmo período registaram-se 6 óbitos, sendo de 94 o total acumulado de óbitos (este total contabiliza óbitos ocorridos nas semanas anteriores mas reportados esta semana).

Nesta semana foram notificados clusters em 3 escolas da Região Autónoma da Madeira.

A Gripe A é uma doença benigna que se trata, na maioria dos casos, com antipiréticos e com a permanência em casa. É importante que cada um faça a vigilância da evolução da febre e de outros sinais e sintomas, nomeadamente da dificuldade respiratória. Em caso preocupação ou alteração dos sintomas ligue para o seu Centro de Saúde, para o seu médico assistente ou para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as indicações que lhes são dadas.

O Ministério da Saúde apela à tranquilidade dos cidadãos e reitera a importância de atitudes responsáveis, conscientes e cívicas na procura dos serviços de saúde. Só assim é possível evitar deslocações desnecessárias. Colabore com os serviços de saúde para estes poderem responder atempadamente a quem verdadeiramente precisa de cuidados médicos.

O Ministério da Saúde apela ainda à vacinação dos grupos de risco.

Pela sua saúde proteja-se e ajude-nos a ajudá-lo! 

 

Semanalmente, pode consultar o ponto de situação da evolução da infecção da Gripe A no site do Ministério da Saúde (http://www.portaldasaude.pt/) e no Microsite da Gripe, no site da Direcção-Geral da Saúde (http://www.dgs.pt).

Lisboa, 20 de Janeiro de 2010

 

Fonte: Portal da Saúde

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade