Home | Exames | U: | Urocultura

Urocultura

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A urocultura é um exame realizado à urina, para diagnosticar uma infecção urinária e o antibiótico específico para o agente causador.

A infecção urinária pode desencadear ou não sintomas como ardor e dor ao urinar (disúria), sensação de bexiga cheia mesmo após urinar, urinar várias vezes (poliquiúria) e pouco de cada vez, urina fétida, concentrada ou com sangue.

A maior parte das infecções urinárias é provocada por bactérias, sendo mais frequente a echerichia coli. Esta bactéria é na maioria dos casos proveniente do trato intestinal. Se a infecção não for diagnosticada e tratada, a bactéria pode invadir o aparelho urinário, causar lesões nos rins e uma septicemia, em casos mais graves.

As mulheres têm mais infecções do que os homens porque a uretra é mais curta e o espaço entre o meato urinário e o ânus é menor.

A urocultura deve ser realizada com técnica asséptica para não alterar os resultados, pode dar um falso positivo devido a contaminação no momento da colheita. O técnico de laboratório deve ser informado se a pessoa está a fazer antibiótico ou diuréticos, na altura do exame porque interfere com o resultado.

Realização do exame

Este exame não necessita de jejum. Geralmente é feito com a primeira urina da manhã.

O procedimento varia consoante o laboratório. Podem pedir para a pessoa se lavar com água e sabão neutro, ou com soro fisiológico e enxugar com compressas esterilizadas. O primeiro jacto de urina é desperdiçado e o restante vai para o copo. Não necessita de estar cheio.

Outros laboratórios referem que não é preciso fazer a higiene. O restante procedimento é igual.

Nos bebes a colheita é feita no laboratório, utilizando um saco colector próprio que se cola na parte externa dos genitais. Se passado meia hora o bebe não urinar, retira-se o saco e repete-se o procedimento com novo saco.

 

Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos - Editora - Editora Nova Guanabara

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Maria Benedita Lopes Oliveira on 28/02/2010 11:56:27
avatar
Muito otimo pesquisar no conhecersaude
faço curso tec.de emfermangem na instituição CEPES em santarém/pa e precisei adquirir conhecimento sobre exames medicos e encontrei no site acima.
obrigada!
Thumbs Up Thumbs Down
0
LUCIANA on 08/03/2010 14:18:48
avatar
gostaria de saber o q e exame de utocultura e para q serve e sua consequencias pois estou gravida de 4 meses
Thumbs Up Thumbs Down
3
Maria Oliveira on 08/03/2010 20:45:29
avatar
Luciana, como diz o texto, a urocultura é um exame á urina para ver qual o agente que a provoca e qual o antibiótico correcto. Na gravidez as mulheres têm maior tendência para infecções urinárias.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Kátia Santos on 24/03/2010 21:48:31
avatar
Olá
Fiz em janeiro um exame de urocultura e deu crescimento bacteriano > 100 UFC/ ml de Escherechia Coli. Fiz uso de antibióticos e agora em março repeti o exame que deu como resultado Crescimento baceriano > 100.000 UFC / ml de Escherechia Coli. Significa que a infecção aumentou ao invés de diminuir?

Socorro... Estou grávida de 20 semanas e não gostaria de ficar tomando antibióticos.. E agora?
Thumbs Up Thumbs Down
2
Maria Oliveira on 31/03/2010 19:10:37
avatar
Kátia, nas grávidas a probabilidade de infecção urinária é maior. Tenha muito cuidado ao se limpar quando vai ao quarto de banho. Faça sempre no sentido da vagina para o ânus de forma a reduzir o risco de contaminação com fezes, que é o principal meio de transmitir e.coli. Beba muita água. O médico quando prescreve antibiótico tem em atenção a gravidez. Mantenha a calma.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Rachel on 25/05/2010 21:53:27
avatar
Maria, a limpeza correta das partes intimas seria da Vagina para o anus e nunca do anus para a vagina pra não carrear bactérias do anus para a vagina.
Creio que você confundiu ao digitar.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 26/05/2010 00:31:23
avatar
Rachel, o Conhecer Saúde agradece a observação e irá corrigir a resposta.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Rafaela on 09/06/2010 21:57:30
avatar
Eu fiz um exame de urocultura e a moça da recepção do laboratório ligo em casa para eu mandar outra amostra de urina pq a primeira não cresceu, ela falo que a leucócito deu alto e na cultura ele não cresceu. Isso pode ser algum problema. Obrigada.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Maria Oliveira on 10/06/2010 00:48:15
avatar
Rafaela, se no exame deu leucócitos, é um dos sinais de infecção urinária. No laboratório põem a urina em recipientes próprios para observarem se cresce alguma bactéria, vírus ou fungo. Como não cresceu nada, é normal laboratório querer repetir a análise.
Thumbs Up Thumbs Down
0
fatima on 14/06/2010 14:15:49
avatar
faz mais de um mes ke estou sofrendo de colicas de rins vou todas as vez no pronto socrro la chego rolando de dores so medarem bunscopam na veia ja fiz tds exames ja tomei td os antibiotico ke me reseitaram acho ke pode ser pedra dano exame urocultura
Thumbs Up Thumbs Down
0
1 2 3 4 next 38 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade