Home | Exames | L: | Laringoscopia

Laringoscopia

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image O médico vai visualizando no monitor do aparelho as zonas por onde passa o laringoscópio.

publicidade

Laringoscopia é um exame realizado com anestesia local, para observar possíveis lesões na boca, laringe e faringe. Normalmente é feito nos gabinetes das consultas e não necessita de internamento.

Dependendo do médico, é colocado anestesia em spray na garganta do doente, é pedido a este para colocar a língua para fora, e introduzido o aparelho pela boca até à faringe. O médico vai visualizando no monitor do aparelho as zonas por onde passa o laringoscópio. Alguns aparelhos gravam o exame permitindo ser visualizado por outros médicos e acompanhar a evolução da doença.

Uma percentagem pequena de doentes tem sensação de vómito quando o aparelho passa na garganta. Pode ser necessário fazer o exame com anestesia ou pelo nariz (nasolaringoscopia). Geralmente é usado em crianças e feito pelo otorrino.

Se o médico vir uma lesão duvidosa pode necessitar de fazer biopsia. O doente é sedado ou anestesiado e é feito no bloco operatório.

Indicações para laringoscopia

Se a pessoa tem rouquidão por um longo período (disfonia), refluxo laringe -faringe (pigarro), tosse persistente, dor prolongada, sensação de corpo estranho e de falta de ar.

 

Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos - Editora - Editora Nova Guanabara

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

sirlene janete baluta on 18/04/2009 00:15:19
avatar
gostaria de saber porque as vezes enrosca do lado esquerdo para engolir , a saliva tbm as vezes fica grossa, já fiz laringoscopia e o otorrino diz que é refluxo ,mas esta me imcomodando muito ,o que devo fazer pode me ajudar?
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Janete F. on 13/06/2009 01:31:15
avatar
qual a diferença da paralisia de prega vocal aberta ou fechada ?E se paralisar as duas pregas,o que acontece? Pode voltar o normal sem cirurgia?Como é o tratamento?Isso é grave? Sou professora e fiz laringoscopia aqule exame que poe lingua pra fora emedico colocou um canudo na boca nao teve anestesia ,ele diz que paralisou a prega direita .Aquela laringoscopia que passa pelo nariz e vê na tv a imagem da pra saber qual é o problema da prega paralisada?
Grata pela ajuda. Por coincidencia é outra Janete que pede ajuda.
Um abraço.
Uberlandia-MG
Thumbs Up Thumbs Down
-1
mariana on 04/08/2009 22:50:50
avatar
gostaria de saber pq meu marido tá sempre escarrando uma saliva ele disse q ñ é nada mais eu me preocupo, será o q causo isto?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Ramos on 05/12/2009 22:09:33
avatar
Desde pequeno tenho um pigarro que não passa, fui ao otorrino e ele me mandou fazer um exame de laringoscopia. O que pode ser esse meu problema?
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Raimunda Barros on 09/03/2010 20:33:10
avatar
estou a 2meses sofredo com problema na garganta,primeiro apareceu um inchaço no pescoso,fui ao médico e fiz exame para ver se era tiroíde foi comprovado,ele me receito tapazol para eu tomar durante dois meses só que as dores não para somente o inchaço desapareceu,não sei o que fazer.será que devo fazer o exame de laringoscopia
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Maria Oliveira on 12/03/2010 14:38:28
avatar
Raimunda, o seu médico é que lhe pode responder depois de a observar. Converse com ele.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
robson C. on 04/07/2010 15:51:14
avatar
fiz o exame Laringoscopia tive conclução: refluxo Faringolaringeo Moderado.Assim,estou tomando Omeprazol a 1 semana continuo co pigarro a noite e pior como melhorar mas rapido pois,fico sem comer e beber muitas coisas.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria on 17/09/2010 21:06:28
avatar
o meu esposo tem fenda paralela de média amplitude. Está fazendo fonoterapia a 2 meses e continua com dor. Fenda paralela causa dor?
Thumbs Up Thumbs Down
0
joselia on 23/09/2011 15:53:09
avatar
Conheço alguém que há algum tempo está com sintomas como sensação de bolo na garganta,secreção quando escarra, coceira nos ouvidos e mal hálito. Ela já se submeteu à laringoscopia direta ( oral) e endoscopia digestiva alta (com biopsia), porém não foi detectado nenhum problema. É possível que seja um problema na nasofaringe?
Thumbs Up Thumbs Down
4
Maria Oliveira on 01/10/2011 22:02:20
avatar
Joselia, pessoalmente posso dizer que tenho os mesmos sintomas, por vezes mais acentuados, devido a ter rinite alérgica.
Conheço mais pessoas com rinite que referem o mesmo.
Aprendi a viver com a situação, e quando me doi a garganta, porque infecciona muitas vezes devido ao corrimento, tomo um anti-inflamatório.
Converse com o seu médico sobre este assunto.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
1 2 next 11 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade