Home | Crianças | Massagem Infantil | Os Benefícios da Massagem ao Bebé

Os Benefícios da Massagem ao Bebé

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A nossa pele é extraordinária e é o maior órgão e a ligação mais importante que o Homem possui com o mundo.

Desde o nascimento, abraçar e acariciar com amor e confiança são vitais para o desenvolvimento saudável de uma criança.

           O Toque é uma forma primária de contacto e comunicação. Tocar é um modo natural de estar em contacto com o outro e com o mundo.

          O Toque é parte importante no dia-a-dia, nutrindo o corpo, a mente e o espírito da criança e fortalecendo os laços entre pais e filhos.

          Assim, a massagem pode ser um maravilhoso prolongamento do impulso natural que leva os pais a transmitirem amor e dedicação.

Através da pele massajada (que no recém-nascido é cerca de 19% do seu peso total) este órgão participa em diferentes sistemas fisiológicos beneficiando:

 

SISTEMA HORMONAL - Diminui as hormonas de stress, promovendo um sono mais tranquilo, favorecedor da libertação da hormona do crescimento.

SISTEMA IMUNITÁRIO - Bebés mais tranquilos mantêm o equilíbrio do Sistema Imunitário.

SISTEMA GASTRO-INTESTINAL - A massagem facilita a digestão, promove o alívio de cólicas e de gases, diminuindo a dor/tensão intestinal.

SISTEMA RESPIRATÓRIO - Equilibra a respiração e promove a libertação de expectoração.

SISTEMA CIRCULATÓRIO - Estimula a circulação, promovendo um aumento de oxigénio, contribuindo para uma eliminação de toxinas.

SISTEMA LINFÁTICO - Ajuda na drenagem linfática.

SISTEMA MUSCULAR - A massagem tem um efeito relaxante e ao mesmo tempo tonificante.

SISTEMA NERVOSO - Sendo a pele o maior órgão de comunicação de que o bebé dispõe, é através do tacto que se transmitem uma infinidade de mensagens. Estes estímulos externos são absorvidos e favorecem a mielinezação das células nervosas cerebrais decorrente dos estímulos tácteis desenvolvidos ao longo da massagem numa corrente de afectos organizadores de bases fisiológicas e emocionais para o futuro.

A NÍVEL COMPORTAMENTAL - Melhora resultados dos testes de desenvolvimento Psicomotor; Melhora dimensões temperamentais - Emocionalidade/ Sociabilidade; Diminui o tempo de choro; Aumenta o tempo no estadio "vigília tranquilo" (estado de consciência para aprender / comunicar).

Os mais recentes estudos nesta área referem a ligação entre a massagem e o desenvolvimento físico, emocional e  intelectual.

          A necessidade de estimulação táctil existe ao longo de toda a vida.

          Podemos viver sem ver, ouvir ou falar, mas não podemos viver sem sermos tocados!

 

Quatro Categorias de Benefícios descritas por Vimala McClure

Interacção: Promoção da vinculação segura, comunicação entre pais e bebé, tempo de qualidade entre pais e filhos, respeito, uso dos 5 sentidos, contacto precoce com ambos os pais, empatia, imitação, amor, etc.

Estimulação: De todos os sistemas orgânicos acima descritos, desenvolvimento da linguagem, aquisição de consciência mental e corporal, integração sensorial, etc.

Alívio: Gases, cólicas, obstipação e eliminação, dores gastrointestinais (digestivas), congestão nasal, tensão muscular, sensibilidade ao toque, desconforto dos dentes, etc.

Relaxamento: melhores padrões de sono, melhor flexibilidade, melhoria da capacidade de auto-conforto, diminuição de tensões e situações de desorganização neurológica, etc.

 

Benefícios da Massagem para os Outros

Para os Pais: melhor compreensão do seu bebé, ler e respeitar os seus sinais, melhor auto-estima e confiança parental face a diferentes situações, tempo de qualidade com o bebé, possibilidade de maior envolvimento do pai, estimula a lactação e diminui a possibilidade de depressão pós-parto.

Para toda a Família: possibilidade do envolvimento de irmãos mais velhos, da família, intensificação do respeito, criação de um ambiente familiar calmo e tranquilo.

Para a Sociedade: aumento do contacto físico positivo, diminuição de agressividade e violência, intensificação do respeito e empatia.

 

Colaboradora:

Sónia Rodrigues

Instrutora de Massagem Infantil

Educadora de Infância

Website: http://mundodamassagemaobebe.blogspot.com

Biografia da colaboradora (ver aqui)

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

sandraferreira on 23/11/2010 12:31:49
avatar
Massajo muito o meu bebe durante o banho e depois...assajo-o com um gel aconselhado pelo meu médico tanto para nos mamã epapé como para o nosso bebe. Aconselhoa toda agente a usar esta gaema de produtos!estou muito satisfeita! tem um aroma muito suave o que é óptimo po bebé http://bit.ly/abjpP5
Thumbs Up Thumbs Down
0
1 1 - 1
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
, 28 anos, Bacharel em Psicologia desde 2002, licenciada em Educação de Infância em 2007, Instrutora de Massagem Infantil certificada pela Associação Internacional de Massagem Infantil e Conselheira em Aleitamento Materno pela Organização Mundial de Saúde – UNICEF, desde 2008. Colaboradora do Conhecer Saúde
Health On the Net Foundation


Publicidade