Home | Crianças | A dermatite seborreica

A dermatite seborreica

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A dermatite seborreica também chamada de ermo ou crosta láctea, aparece geralmente na cabeça dos bebes até 6 meses. A partir desta idade tende a desaparecer.

É caracterizada por camadas gordurosas, amareladas, descamativas e não pruriginosas (não provocam comichão), semelhantes a pequenas borbulhas. Atinge principalmente no couro cabeludo mas, também pode surgir nas sobrancelhas e pestanas. Aparece com menor frequência na cara, atrás das orelhas, peito, rabo e virilhas.

Não se sabe ao certo a origem da dermatite, julga-se ser devido ao excesso de produção das glândulas sebáceas (estas glândulas produzem sebo para manter a humidade da pele) provocando excesso de sebo. Este não permite o destacamento das células mortas da cabeça, que se vão acumular com as novas células. O sebo misturado com as células novas e velhas, forma uma camada gordurosa e descamativa, chamada de ermo ou dermatite seborreica.

Tratamento

A crosta láctea não é devida à falta de cuidados de higiene e não se consegue evitar. Há medidas preventivas como manter o couro cabeludo seco, pentear todos os dias para remover as células mortas e retirar bem o champô.

A cabeça do bebe seca evita o surgimento ou agravamento da dermatite. Após o banho e sempre que o bebe apresentar a cabeça transpirada, esta deve ser bem enxuta, porque a humidade favorece o surgimento ou agravamento da situação.

Ao lavar o bebe, deve massajar suavemente o couro cabeludo enquanto aplica o champô, para destacar as crostas. De seguida, cabelo deve ser penteado com uma escova ou pente para bebes. O champô fica na cabeça enquanto lava o corpo, para poder actuar amolecendo e destacando o ermo. Passar a cabeça por água limpa e passar suavemente a toalha. Pentear novamente, de forma a retirar apenas as crostas soltas.

As crostas não devem ser destacadas, nem removidas com as unhas porque pode causar infecção.

Existe no mercado óleos ou espumas próprias para o ermo que são de aplicar antes do banho para poderem actuar. No banho lava-se a cabeça como descrito anteriormente.

Os produtos de higiene sem sabão, também são bons nestas situações.
Se a dermatite não resolver com estes tratamentos, o bebe deve ser observado pelo médico, porque pode haver necessidade de fazer tratamento médico.

Esta camada é favorável ao desenvolvimento de bactéria e fungos, pelo que se deve manter o couro cabeludo o mais seco possível. Se houver lesões, prurido (comichão) a pele ficar avermelhada, quente ou com alguma secreção, deve ser consultado o médico.

 

Referencias: National Institutes of Health

Mayo Clinic. Mayo Foundation for Medical Education

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade