Home | Crianças | Amamentação

Amamentação

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A amamentação é um momento único, sentido pela mãe e filho. Ajuda a criar laços afectivos fortes entre ambos e o bebé sente-se mais seguro e protegido.

O leite materno é melhor digerido e tem todos os constituintes que o bebé precisa para crescer saudável, como por exemplo proteínas, vitaminas, água, açúcar e gordura.

O leite artificial pode ter estes constituintes, mas não tem anticorpos e glóbulos brancos que ajudam a proteger o bebé de infecções como otites, bronquiolites, alergias, etc. Se a criança sofrer uma destas infecções, vai ser com menor intensidade se tomar leite materno, porque este reforça o sistema imunitário (de defesa).

O organismo do bebé não se adapta facilmente a qualquer tipo de leite artificial, sendo por vezes necessário gastar dinheiro em marcas diferentes até acertar.

A amamentação proporciona à mãe várias vantagens como:

- Perder mais facilmente as calorias, facilitando o retorno ao peso que apresentava antes de engravidar.

- O sangramento do pós-parto termina mais cedo e o útero volta mais depressa ao tamanho inicial.

- Protege de algumas doenças como o cancro da mama e ovários e a osteoporose.

- Geralmente não há menstruação durante a amamentação, o que não impede de engravidar.

- Não há necessidade de andar com todo o material para preparar o biberão quando sai, e de noite não há biberões para preparar.

- É mais económico e prático.

Posição de amamentar

A posição da mãe e bebé é bastante importante e contribui em parte para a manutenção ou rejeição da amamentação.

Se a mãe ou o bebé estão numa posição incorrecta, esta pode ficar com dores nas costas, as mamas doridas com os mamilos gretados, as mamas ingurgitarem (bastantes cheias), mastite, redução de leite que implica redução no crescimento do bebé e insatisfação deste que se manifesta com choro e vontade de comer de hora a hora.

A mãe deve ter as costas direitas e apoiadas e colocar almofadas debaixo do braço para chegar o bebé ao peito e não vice-versa.

O bebé deve estar alinhado, com a barriga em contacto com a da mãe e ao nível do mamilo, para não ter que levantar a cabeça para chegar á mama.

Meta o mamilo na boca do bebé assim que este a abrir bem, aproximando-o e coloque o mamilo de forma a que o leite saia na direcção do céu-da-boca.

O bebé não deve pegar só no bico da mama mas no mamilo todo. Atenção para não entrar demasiada porção da mama. O lábio inferior deve ficar enrolado para trás e o queixo tocar na mama.

Se a mama está mal colocada, deve-se abrir a boca o bebé colocando o dedo no canto da boca dele, e tentar novamente.

Se a mão der de mamar deitada, a posição recta do bebé e um à frente do outro mantém-se. A mãe deve usar almofada na cabeça.

A manutenção da produção de leite depende em grande parte do número de mamadas. Quando a mão começar a trabalhar, o leite pode ser tirado com a bomba e mandado com o bebé para este beber durante a ausência da mãe.

Nos primeiros dias de trabalho, vai notar que as mamas ficam bastante cheias, doridas e até com durões, nestes casos pode tirar leite com a bomba ou fazer expressão manual para aliviar a tensão, se não tiver bomba. Se for em casa, pode colocar uma toalha pequena aquecida em água quente à volta da mama e depois fazer a expressão manual.

O leite pode ser guardado no frigorífico durante algumas horas e congelado.

Actualmente, a mãe deve dar de mamar numa mama e só passar para a outra quando esta estiver vazia porque é no final da mamada que o leite fica mais rico em gordura, saciando melhor o bebé e ajuda no aumento de peso. Na mamada seguinte começa pela última mama.

O horário da mamada é estabelecido pelo bebé e não estipulado pelos pais.

Nos primeiros dias após o nascimento, é natural as mamas ficarem com ingurgitamento devido ao aumento da quantidade de líquidos na mama e esta não ser esvaziada na totalidade na mamada. Nesta situação, a mama fica vermelha, dura, quente, inchada e tensa. Provoca dor e febre em alguns casos.

Nesta situação o bebé ao mamar alivia a tensão. Se não conseguir dar de mamar, tente tirar o leite e aplicar panos de água quente.

Se o bebé mamar numa posição incorrecta, vai provocar fissuras (gretas) nos mamilos. Para curar deve colcar a mama ao ar para ajudar a secar e corrijir a técnica da amamentação. Coloque leite da mama no final da mamada, mesmo que não tenha fissura, ajuda a prevenir e a cicatrizar as gretas. Se a lesão for grande aconselhe-se com o médico ou enfermeira, porque pode ser necessário deixar de mamar nessa mama um ou dois dias, mas retire sempre o leite.

Se a mama não for toda esvaziada, ou se houver produção de leite em excesso pode provocar mastite (inflamação na mama), causando sintomas iguais ao ingurgitamento podendo também haver pus. Pode surgir na 2ª ou 3ª semana após o parto.

O tratamento é igual ao ingurgitamento, mas na mastite pode ser necessário fazer medicação para as dores, febre e em alguns casos antibiótico. Se tiver febre, deve fazer medicação meia hora antes da mamada. Se esta persistir ou se as dores aumentarem, deve consultar um profissional de saúde.


Referencias: Amamentação, Hábitos Orais e Mastigação: Orientações, Cuidados e Dicas - Patricia Junqueira - Editora: REVINTER

 

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Sónia on 27/04/2009 11:35:24
avatar
Estou a amamentar e é uma experiência única que me enche de felicidade. A única coisa que me incomodou foram as cólicas da Leonor, que não sei se foram causadas pelo meu leite. Felizmente o nosso pediatra entretanto receitou-nos o aero-om e acabamos com as cólicas.
Thumbs Up Thumbs Down
3
cristina on 01/06/2009 18:48:48
avatar
olha eu estou no com virose e estou amamentando gostaria de saber se ha algum problema obrigada
Thumbs Up Thumbs Down
-1
on 02/06/2009 23:20:13
avatar
O Conhecer Saúde não é constituído por médicos. A informação transmitida é produto de pesquisa bibliográfica. Com base nessa pesquisa consideramos que deve parar de amamentar para o viros não passar para o bebé pelo leite. No entanto tire o leite da mama manualmente ou com uma bomba para evitar uma infecção (mastite)ou ficar sem leite.
Deve informar o seu médico para seguir a ambos.
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Jackson Rubem on 07/01/2010 00:52:41
avatar
Poucas mães sabem disso:

"O bebé não deve pegar só no bico da mama mas no mamilo todo. Atenção para não entrar demasiada porção da mama. O lábio inferior deve ficar enrolado para trás e o queixo tocar na mama."

e as demais orientações do post são excelentes.
Thumbs Up Thumbs Down
0
rosy on 28/05/2010 18:27:06
avatar
gostaria se a mãe que amamenta pode menstruar?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 10/06/2010 00:25:50
avatar
Rosy, a mulher menstruada pode dar de mamar.
Thumbs Up Thumbs Down
0
6 1 - 6
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade