Home | Crianças | Os primeiros dentes do bebé

Os primeiros dentes do bebé

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

O aparecimento do primeiro dente é aguardado com alguma ansiedade e muitas dúvidas. O primeiro dente nasce por volta do sexto mês e o último por volta dos 3 anos, perfazendo no total 20 dentes de leite, dez em cada maxilar. O surgimento do 1º dente varia de bebé para bebé, assim como o ritmo e o número de dentes a surgir ao mesmo tempo.

Regra geral, os primeiros dentes a aparecer são os da frente em relação aos de trás, e os do maxilar inferior primeiro que os do superior.

O primeiro dente do bebé é recebido com muita alegria pela família, mas este passa por algum sofrimento demonstrado pelo choro, inquietação e birra. É comum os bebés babarem-se muito nesta altura, terem alterações no sono e nariz entupido. As gengivas ficam inchadas e querem morder tudo para diminuir a pressão que os dentes fazem ao romper a gengiva. Como têm dor podem perder um pouco o apetite.

Existem pomadas para aliviar a dor das gengivas, que se aplica com o dedo lavado dos pais, ao mesmo tempo que massaja a gengiva, que por si só já alivia a dor.

Também há borrachas próprias para eles morderem, que devem ser colocadas no frigorífico porque o frio ajuda a aliviar a dor. Há que ter atenção com objectos fornecidos ou agarrados pelo bebé, porque podem partir, rachar, conter tintas ou peças pequenas que provoquem asfixia quando colocadas na boca ou engolidas.

O bebé pode também ficar com o rabinho vermelho do cocó quando os dentes estão a querer romper. Alguns pais apercebem-se da vinda de um novo dente pelas assaduras do bebé.

Em situações em que verifique que o bebé tem muito sofrimento, consulte o médico para este lhe indicar se é necessário colocar algum supositório para aliviar a dor, ou despistar outras situações.

Nesta altura o bebé está mais debilitado e sensível a doenças, alguns costumam fazer febre, diarreia, otites, bronquiolites ou outras doenças quando quer aparecer mais um dente. Motivo pelo qual deve consultar o médico sempre que vir algo de diferente no bebé, e não considerar tudo normal devido aos dentes.

Por volta dos seis anos os dentes de leite começam a cair sozinhos e a serem substituídos pelos definitivos. Esta fase não costuma provocar dor nem qualquer alteração nas crianças. No final da adolescência ou início da idade adulta surge o último par de dentes molares (siso) que podem provocar dor.

Deve haver uma habituação do bebé à higiene oral antes do nascimento dos primeiros dentes. Depois de mamar, as gengivas devem ser limpas com uma gaze ou pano macio húmidos, retirando o leite que ficou na boca e língua.

Existe à venda dedeiras de silicone e pasta de dentes específicas para bebés, para se fazer a higiene da boca desde o aparecimento do primeiro dente de leite. Também há escovas de dentes extra macias e planas para lavar os dentes.

 

Referencias: - Enciclopédia Médica da Família - Editora: Livraria Civilização Editora,

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

priscila on 05/06/2009 02:37:09
avatar
minha filha tem 10 meses e aind anão nasceu nenhm dente, estou preocupada
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Admin on 08/06/2009 22:50:59
avatar
O primeiro dente aparece ao 6ª mês na maioria das crianças,mas pode surgir até um ano de idade. Depois de 1 ano deve consultar o médico.
Thumbs Up Thumbs Down
1
Marta on 25/06/2009 10:57:23
avatar
Exactamente! Os primeiros dentes aparecem por norma aos 6 meses, o que nao significa que nao haja excepçoes...cada bebe tem o seu ritmo...aqui na familia, ha bebes que nao fogem a regra, mas há outros que so quase no ano de idade é que aparecem os primeiros dentes.
Thumbs Up Thumbs Down
-4
Danielly Stephanie on 05/07/2009 02:24:56
avatar
meu filho tem tres meses de idade e esta com todos os sintomas de força de dente, isso e normal ou e muito precoce? estou preocupada.
Thumbs Up Thumbs Down
8
Maria Oliveira on 08/07/2009 23:46:07
avatar
É normal surgirem os sintomas aos 3 meses. Não significa que eles surjam nos próximos dias. Há bebés que sofrem os sintomas durante dias ou meses até aparecer o primeiro dente.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Jéssica nunes da silva on 25/07/2009 03:05:14
avatar
MEU FILHO TEM SEIS MESES E PARECE QUE QUER NASCER OS PRIMEIROS DENTES MAIS É OS DA FRENTE SUPERIOR EU ESTOU MUITO PREOCUPADA SERÁ QUE É NORMAL??
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 25/07/2009 21:48:25
avatar
Normalmente é por volta dos seis meses que aparecem os 2 primeiros dentes. Se aparecer os do maxilar superior não se preocupe, porque as crianças são diferentes umas das outras.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Bruna dos Santos on 31/07/2009 02:10:36
avatar
de quanto em quanto tempo o dente do bebe apareci? e a babação do bebe é causa dos dentes?
desdeja obrigado!
Thumbs Up Thumbs Down
1
Maria Oliveira on 31/07/2009 18:26:53
avatar
Geralmente é atribuído a baba ao nascimento dos dentes. Cada criança tem o seu tempo para surgirem os dentes.
Thumbs Up Thumbs Down
3
Claúdia Gomes on 02/09/2009 11:56:32
avatar
O meu filho tem 7 meses e ainda não nasceu nenhum dente? È normal
Thumbs Up Thumbs Down
-3
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 next 101 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade