Home | Crianças | Otite

Otite

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image É difícil aos pais detectarem uma otite no bebé.

publicidade

Otite é uma infecção no ouvido. Pode ser aguda ou crónica e atingir o ouvido externo ou o médio.

Se atingir o ouvido externo, constituído pela orelha e canal auditivo, chama-se otite externa. Geralmente é provocada por bactérias ou fungos que se introduzem através de lesões na pele.

A seguir ao canal auditivo, localiza-se o ouvido médio (otite média) e a seguir o interno ou labirinto.

 A otite média é de origem bacteriana e bastante comum nas crianças. Pode surgir nas alergias respiratórias, devido às secreções nasais, ou nas infecções da faringe e gripes. A bactéria presente nas secreções desloca-se através da tuba auditiva até ao ouvido médio, onde prolifera nas secreções aí acumuladas, causando otite média, que pode tornar-se aguda.

Crianças com a tuba auditiva pequena ou com mau funcionamento estão mais propensas a infecções. O mesmo acontece se a criança tomar o leite numa posição bastante deitada, porque permite a entrada de alimentos e secreções.

Medidas preventivas

- Evitar usar cotonetes porque podem ferir o tímpano ou retirar a cera protectora do ouvido.

- Não coçar ou limpar os ouvidos com objectos que possam criar lesões na pele.

- Seque as orelhas com uma toalha macia para não ferir a pele.

- Manter o nariz limpo de secreções para não se acumularem no nariz e garganta.

- Use protectores macios nos ouvidos quando for nadar para evitar a entrada de água infectada ou que estes fiquem húmidos.

- Não amamente o bebé deitado porque a posição facilita a entrada de líquidos na tuba auditiva ou trompas de eustáquio.

- Evitar a permanência da criança em ambientes com fumo.

- Perguntar ao médico se deve vacinar a criança com a vacina da gripe.

- Sempre que detectar alterações deve consultar o médico e nunca usar medicamentos prescritos em outras situações que lhe pareçam iguais.

Sinais e sintomas

Não é obrigatório estarem todos presentes.

- Dor forte acompanhada de diminuição da audição

- Comichão

- Secreções de líquido seroso, pus ou sangue

- Febre e agitação

- Diminuição do apetite

- Vómitos

- Diarreia.

Pode ser difícil aos pais detectarem uma otite no bebé. Alguns sinais de alerta podem surgir como o mexer na orelha com frequência, se antes não era costume. Chorar quando começa a mamar porque o engolir interfere com os ouvidos. Surgir febre alguns dias após uma constipação ou se a criança chorar de maneira diferente.  

As otites são muito comuns em crianças pequenas. Sempre que suspeitar deve levar a criança de imediato ao médico para evitar complicações da doença como perfuração do tímpano, surdez ou meningite.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da informação dos pais e do exame otológico para visualizar o interior do ouvido. O médico pode observar a coloração da pele e membrana do tímpano, se está abaulada e se há edema.

Tratamento

Nos bebés é geralmente prescrito um antibiótico se a infecção for bacteriana. Em crianças mais velhas, o médico pode optar por não prescrever de imediato o antibiótico, para ver como evoluí a infecção.

Se a infecção for provocada por um fungo, o médico prescreve um antifúngico.

Os antibióticos podem ser em xarope, comprimidos ou gotas.

Geralmente são usados analgésicos para retirar a dor e/ou febre, enquanto o antibiótico não começa a actuar. A febre deve desaparecer ao fim do 2º dia de antibiótico.

A recuperação da audição pode demorar mais tempo. Se não acontecer, pode ser sinal de acumulação de secreções no ouvido médio, que podem ser removidas através de cirurgia. O tímpano costuma voltar facilmente à sua forma normal.

As crianças que sofrem de otites com frequência, devem ser encaminhadas para o especialista (otorrino).

Na otite média serosa, cuja característica é a presença de secreção no ouvido, é provocada pela obstrução da tuba auditiva, alergias das vias aéreas superiores, aumento das adenóides e sinusite. Resolvem com medicação ou cirurgia.

A otite média crónica, demora várias semanas a melhorar e provoca diminuição da audição. Há perfuração definitiva da membrana do tímpano resultante de otites médias agudas mal curadas. As secreções têm pus. O tratamento é dirigido ao controlo da infecção, geralmente com gotas no ouvido, uso de protecção no ouvido para evitar entrar água e pode ser necessário cirurgia. Esta tem a finalidade de evitar novas infecções e tentar recuperar alguma audição da perdida.

 

Referencias: Enfermagem Médico - Cirúrgica - Conceitos e Prática Clínica Segunda Edição em Português, Tradução da Quarta Edição em Inglês, Vol I, Vol II,
Mayo Clinic. Mayo Foundation for Medical Education,
Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Interna - Otto Miller

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Andreia Maciel on 09/04/2009 13:47:47
avatar
O meu filho de 16 meses, tem otites suporadas á cinco meses e apesar de ter colsultado um otorrino de imediato e desde então vários foram consultados, nunca conseguiram resolver o problema, i.e., secar-lhe o ouvido. Tomou antibioticos urante cinco meses seguidos, como bactrim, clavamox, clamoxyl, augmentin, zoref, ceclor, gotas locais, injecções de rocephin, etc... Sempre argumentaram que era bébe, era um problema imonulogico, era alergia alimentar, era normal, era muita coisa, tudo menos verdade... Após cinco mesmes e meio desde a primeira otite, descubri que o meu filho não tinha uma bacteria mas sim um fungo, candida aurius, e por insistência minha e com a cooperação da pediatra do meu filho através de um TAC aos ouvidos do meu filho descobri que este já tem uma mastoidite em ambos os ouvidos, a infecção já passou para o osso proximo do ouvido e neste momento corre serios riscos de perder definitivamente a audição. Para além de também já ter uma transformação colesteomatosa no ouvido esquerdo. Já nada mais há fazer senão recorrer a cirurgia.
Tudo isto podia ter sido evitado, se nas primeiras consultas de otorrino, o meu filho fosse medicado correctamente. Agora vivo com o coração nas mãos e um peso nos ombros por pensar que no fim do dia possa ter alguma culpa por o meu filho poder perder a audição porque eu escolhi maus profissionais para curar o meu filho, e não foi só um...
Agora sinto-me revoltada, frustada e impotente porque acima de tudo eu devia ter feito melhor...
Thumbs Up Thumbs Down
2
jr on 13/04/2009 20:47:31
avatar
minha mae disse que tive otite quando criança idade entre 6 a 8 e tive alguma redução na audição ha algo que tem haver com o quadro de diagnostico ou pode ser outra coisa mais especifica, a otite causa surdez, e se causa ha volta ou cura em caso positivo????
Thumbs Up Thumbs Down
1
Admin on 17/04/2009 17:41:00
avatar
Senhor Jr. consideramos que deverá fazer uma consulta no otorrino.
Thumbs Up Thumbs Down
1
luciane on 18/04/2009 15:41:03
avatar
existe algum tipo de vírus q pode ausar otite? se existe qual/quais?
obrigada
Thumbs Up Thumbs Down
1
cledinaldo ribeiro nunes on 19/04/2011 12:56:53
avatar
fiz uma tc/foi constatado no ouvido esquerdo uma otite cronica colesteomatosa e com perca auditiva de 48%a 72%total,vou fazer a cirugia ate agosto/essa perca auditiva depois da cirugia pode voltar ao normal,ou vou precisar de uso de aparelho pois ja nao estou ouvindo quase nada mais,cada dia q/passa fica pior/desde de ja agradeço.
Thumbs Up Thumbs Down
1
Maria Oliveira on 19/04/2011 22:27:04
avatar
Cledinaldo, o médico que o está a seguir é que pode responder as suas perguntas uma vez que conhece a evolução da doença e os exames que fez.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
tiago on 30/08/2011 10:24:44
avatar
Eu tenho um filho que está com uma otite e está a tomar anti-inflamatórios e antibióticos mas recentemente começou a sair sangue juntamente com a pus a otite já dura á 4 dias mas só sai com sangue hoje que devo fazer?
Thumbs Up Thumbs Down
1
Maria Oliveira on 31/08/2011 21:39:36
avatar
Tiago, procure um otorrino para observar a evolução da otite.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Isabel on 09/01/2012 09:17:39
avatar
O Meu filho teve otite pela primeira vez aos 12 meses,tomou antibiotico, aparentement ficou bem, mas passado alguns dia voltou a ter muitas secreções e o nariz muito tapado, voltou a ter otite, voltei ao Hospital e o medico doisse que estava com otite, prescreveu novamente antibiotico.

Será que pode tomar antibiotico mais do que uma vez praticamente seguidas?
Como poderei eliminar todo o muco e secreções, pois acredito que é o que está a provocar otites, devido ao estado gripal?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 09/01/2012 20:25:42
avatar
Isabel, as secreções no nariz originam muitas vezes as otites. O site tem um artigo com dicas. Faça a pesquisa no canto superior da página - Nariz entupido.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
10 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade