Home | Crianças | Bronquiolite

Bronquiolite

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A bronquiolite é uma infecção das vias respiratórias, causada geralmente por uma infecção viral, provoca dificuldade ao respirar, sobretudo ao expirar (deitar fora o ar).

 Ao respirar o ar entra pelo nariz, passa pela nasofaringe, laringe e ao nível do pescoço, desce por um tubo que é a traqueia. No tórax, a traqueia divide-se em dois tubos – brônquios, um vai para o pulmão direito e o outro para o esquerdo.

Dentro do pulmão, cada brônquio ramifica-se e torna-se mais estreito - bronquíolo. Os bronquíolos levam o ar a todo pulmão.  

 A bronquiolite afecta crianças até aos 18 meses, mas com maior frequência nos bebes com menos de 6 meses. É mais frequente nos meses de Outono e Inverno.

 O vírus sincicial respiratório é o principal microorganismo nesta doença. Pode causar infecções pulmonares também em adultos saudáveis. Nestes casos costumam ser leves, mas, em crianças ou pessoas com diminuição do sistema de defesa do organismo pode ser grave. Contudo, a taxa de mortalidade reduziu bastante na última década.

 Este vírus é muito contagioso, passa de pessoa em pessoa através das secreções contaminadas dos olhos, nariz e boca.

 

Outros vírus podem causar esta doença como o parainfluenza, o influenza e o adenovírus.

 

Sintomas e diagnóstico

 Costuma aparecer depois de uma constipação, que é uma infecção nas vias respiratórias altas.

 Surge uma repentina dificuldade em respirar, sobretudo ao expirar, o bebe começa a respirar mais rápido, aumenta os batimentos do coração e a tosse é seca. A criança fica com muito sono e febre, cansa-se mais facilmente e a respiração é pouco profunda e ineficaz.

 Pode haver desidratação (falta de líquidos) devido à febre ou menor ingestão de líquidos.

 O diagnóstico é feito com base no exame dos sintomas. Poderá ser necessário recorrer à radiografia para confirmar a doença e/ou excluir outras. Também poderá ser preciso realizar colheita de secreções do nariz ou pulmões, para se confirmar a presença do vírus.

 São vários os factores de risco que proporcionam o surgimento desta doença como, o bebe ter menos de 6 meses, a exposição em ambientes com fumo ou com muitas pessoas, prematuridade (nascer antes das 37 semanas) e não ter mamado.

 

Tratamento

 Os adultos e as crianças mais velhas geralmente não precisam de tratamento. Colocar a cabeceira da cama elevada para facilitar a respiração da criança. O nariz deve ser limpo de secreções, através da aplicação de soro fisiológico e a criança hidratada. A comida deve ser dada em pouca quantidade várias vezes ao dia, sem insistir.

 Geralmente, usa-se medicação apenas para o alívio dos sintomas. Actualmente, não existe medicação eficaz para impedir a evolução da doença.

 As crianças pequenas podem precisar de internamento para acompanhamento da evolução da doença e tratamento. Em certos casos pode ser necessário recorrer ao uso de oxigénio e nebulizações com adrenalina, broncodilatadores e corticoides. Se a doença agravar pode ser necessário utilizar a ventilação mecânica (aparelho que ajuda a criança a respirar através de um tubo colocado na boca até à traqueia).

 A dificuldade em respirar costuma desaparecer após o terceiro dia e os sintomas uma semana.

 Deve ir ao médico se a criança estiver prostrada (sem reacção), a respiração for rápida, se meter a pele entre as costelas para dentro na respiração, abrir e fechar as assas do nariz, apresentar cor azulada dos lábios ou da pele e se tiver febre superior a 38,5º durante 3 dias.

 

 

Referencias: Enfermagem Médico - Cirúrgica - Conceitos e Prática Clínica Segunda Edição em Português, Tradução da Quarta Edição em Inglês, Vol I, Vol II,
Enciclopédia Familiar da Saúde - Editora: Ediclube,
Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Interna - Otto Miller

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Marcos on 05/05/2009 15:03:37
avatar
Bom dia! Hoje minha filha tem 1 ano e 3 meses, mas com apenas 3 meses teve bronquiolite e agora está com os mesmos sintomas, gostaria de saber se criança que já teve a bronquiolite ela pode voltar a ter,é mais fácil aparecer estes sitomas ou é simplesmente pela época e influência de vírus. Grato. Marcos
Thumbs Up Thumbs Down
0
Admin on 05/05/2009 23:41:40
avatar
A bronquiolite pode surgir várias vezes. Pode ser devido ao nascimento de dentes uma vez que a criança fica mais debilitada e o vírus ataca mais facilmente ou pode aparecer mais em determinadas estações do ano.
Thumbs Up Thumbs Down
-5
Débora Kátia Eler Viana on 11/05/2009 22:05:49
avatar
Olá, tenho uma filha de 18 dias hoje, e ao ir a pediatra foi diagnosticada a bronquiolite. Gostaria de informaçoes sobre a doença, cuidados que devo fazer para amenizar o quadro.
Desde já sou grata
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Patricia Samapio souza on 14/01/2010 21:41:24
avatar
Olá tenho um bebe de 1 mes e 2 dias e está com bronuilite,já estou fazendo o tratamento fazendo inalação e colocando rino soro no nariz e tomando remedio em 12 e 12 horas,só gostaria de saber se isto é muito perigoso,por favor me ajudem!!!
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Maria Oliveira on 17/01/2010 16:59:03
avatar
Patricia,a bronquiolite demora em média 3 dias a melhorar e as noites são a piorar parte. É uma infecção mas os bebes são muito resistentes. Se no 4º dia o bebe não apresentar sinais de melhoria, deve ír ao médico nesse dia.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Barbara gomes on 05/02/2010 23:53:04
avatar
ola.... a minha bebe tem 3 meses e esta com bronquialite a 2 semanas tosse ja nao tem muita mas, mas tem a respiraçao muito acelarada , e tem um roncar estranho ... ja nao sei o que fazer .. ajudem por favor
Thumbs Up Thumbs Down
1
Bruno Moreira on 07/03/2010 15:21:49
avatar
Existe alguma forma de diminuir o risco de bronquiolite no bebe, em termos de usar algum tipo especial de roupa, brinquedos tipo peluches?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 08/03/2010 20:28:57
avatar
Barbara, é melhor levá-la ao médico para ele a observar. Só ele é que pode avaliar com a bebe presente.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 08/03/2010 20:35:46
avatar
Bruno, a bronquiolite é geralmente provocada por um vírus, não se pode impedir. As roupas, brinquedos e peluches podem provocar alergias em crianças com tendência para alergias.
O quarto do bebe deve ser arejado, deixar entrar o sol, mas sem o bebe no quarto é bom para destruir micróbios.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Elisabete on 03/04/2010 22:22:11
avatar
A minha filha tem 7 meses teve bronquiolite, passou 5 dias no hospital, com oxigénio e soro, pois deixou de comer. Agora já em casa faz vapores com soro e ventilan.
Thumbs Up Thumbs Down
2
1 2 3 next 28 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade