Home | Adultos | Desmistificando algumas questões sobre o Tratamento Nutricional da Diabetes

Desmistificando algumas questões sobre o Tratamento Nutricional da Diabetes

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A diabetes é provocada pelo consumo excessivo de açúcar.

A diabetes não tem como causa a ingestão excessiva de açúcar. Na verdade, a diabetes desenvolve-se através da diminuição da produção de insulina pelo corpo ou de uma redução na capacidade da insulina controlar o nível de glicose no sangue. Claro que, após instaurada a diabetes, uma ingestão excessiva de açúcar pode fazer com que o nível de glicose no sangue aumente. Logo, se não temos insulina suficiente para controlar a glicose sanguínea, podemos ter episódios de hiperglicemia. No caso da diabetes tipo I, esta desenvolve-se porque as células beta do pâncreas têm fraca produção de insulina ou nenhuma. A diabetes tipo II, identifica-se por uma resistência à insulina, sendo os fatores contribuidores um quadro de diabetes familiar e/ou obesidade, bem como o estilo de vida não saudável.

O tratamento nutricional da diabetes consiste em retirar o açúcar da alimentação.

Esta afirmação é falsa, uma vez que alguns açúcares são necessários para o nosso organismo. Em primeiro lugar é importante afirmar que não é possível retirar, totalmente, o açúcar da alimentação. Este encontra-se em diversos alimentos, como por exemplo as frutas, que devem ser incluídas nas refeições. No caso de pacientes em tratamento insulínico, o plano de refeições deve ser limitado em termos de açúcar concentrados, obedecendo a intervalos de tempo entre estas. No caso de tratamento com antidiabéticos orais, deve evitar saltar refeições e limitar a ingestão de açúcares. Em casos de uma diabetes provocada por um estado de obesidade o tratamento deve ser feito segundo uma redução calórica em termos de gordura.

Só existem açúcares nas sobremesas.

O açúcar é um hidrato de carbono simples (com poder hiperglicémico), existindo vários tipos de açúcar. Nas sobremesas doces, normalmente é adicionada sacarose, que é um tipo de açúcar. Contudo, diversos alimentos apresentam açúcares naturais como o leite e o iogurte (lactose), as frutas e os sumos de fruta (frutose), entre outros. Mesmo produtos que apresentem no rótulo “sem açúcar”, refere-se à não adição de açúcar, pois o açúcar natural dos alimentos permanece.

Os níveis glicémicos são iguais durante todo o dia.

Esta afirmação é falsa, pois os níveis glicémicos sofrem variações, estando mais baixos antes das refeições e níveis mais elevados em 1 a 2 horas após a alimentação. Contudo, mediante o seu estilo de vida e adesão à terapêutica, poderão existir ou não amplas oscilações dos níveis de glicose no sangue. Por isso, há que aderir ao tratamento, de modo a evitar estas oscilações, permitindo variações normais.

 

Referências Bibliográficas: Diabetes Mellitus: Diagnosis and Treatment (3rd ed.). New York: Churchill Livingstone.

Ana Vaz – Nutricionista

Biografia da colaboradora (ver aqui)

Consultas de Nutrição e Consultoria Nutricional

Membro da Ordem dos Nutricionistas (nº 0212N)

e-mail: anasantosvaznutricionista@gmail.com

Site: http://www.anavaz-nutricionista.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Ana-Vaz-Nutricionista/

Twitter: https://twitter.com/#!/AnaVazNutri

 

Referencias: L. Kathleen Mahan MS RD CDE, Sylvia Escott-Stump MA RD LDN. Krause’s Food & Nutrition Therapy. Saunders; 12 edition (June 15, 2008). ISBN-13: 978-1416067122

Sumati R. Mudambi M. Sc. MS Ph.D, M.V. Rajagopal M.Sc Ph.D F.I.F.S.T. Fundamentals of Foods, Nutrition and Diet Therapy. New Age International Pvt Ltd Publishers; 5th edition (December 1, 2008). ISBN-13: 978-8122419825

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image Nutricionista formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em Ciências da Nutrição, no ano de 2009. Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Curso de formação em Nutrição Artificial pelo Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António. Curso de formação em Medicina Preventiva em Cuidados de Saúde Primários: Apoio Integrado a Idosos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Health On the Net Foundation


Publicidade