Home | Adultos | Oriente a sua Saúde

Oriente a sua Saúde

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

Conheça o “mapa” da Medicina Tradicional Chinesa para eliminar

Por Maria barroca

Apesar de muito antiga no Oriente, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), quiçá uma das razões pelas quais a população asiática tem uma esperança de vida superior à nossa, pode ser a solução para inúmeros problemas de saúde. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, tem como base o funcionamento do organismo humano e a sua interação com o ambiente de acordo com os ciclos da natureza. A verdade é apenas uma: se os resultados continuam a dar frutos bastante positivos no Oriente, por que não experimentar?

Inúmeras vantagens

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado que localiza as doenças e direciona energia e recursos para curar os problemas por si mesmo. O objetivo dos esforços externos foca-se em auxiliar as funções de autocura do corpo humano, sem interferir com o seu processo natural.

O melhor de tudo? “Ao ser feita com terapêuticas completamente naturais, não implica outros procedimentos que possam colocar o risco de provocarem efeitos colaterais desnecessários”, explica o dr. Pedro Choy, diretor da clínica de Medicina Chinesa Pedro Choy (www.clinicaspedrochoy.com). Como  se não bastasse, o valor da sabedoria acumulada ao longo destes cinco mil anos de trabalho e estudos é a vantagem mais gritante da Medicina Chinesa.

 

Resultados rápidos

Se os tratamentos consistem, numa primeira fase, num diagnóstico feito através de uma observação cuidadosa do corpo, do histórico do paciente e de palpação ao pulso, já a segunda fase passa pelo tratamento específico para a doença. Normalmente, após a primeira sessão são visíveis rápidas melhorias. Exceto quando se trata de problemas recentes, como constipações ou entorses, onde por regra basta uma ou duas sessões. Em casos de doenças crónicas, estas requerem mais tempo e sessões periódicas.

 

Problema: Gripe

Sintomas: Dores no corpo, tosse, espirros, sensação de frio e febre

A MTC recomenda: Acupunctura e Moxabustão

Segundo a dra. Wenqian Chen, diretora do Centro de Terapias Chinesas, em Lisboa (www.ctcportugal.com), “a gripe deve-se a uma infiltração de uma energia (frio ou calor) que penetra através da pele. Essa energia é como um inimigo, que apenas conseguiu entrar e debilitar o organismo devido às baixas defesas do sistema imunitário”. Desta forma, “o tratamento consiste em aumentar o poder do sistema imunológico, retirando essa energia e refortalecendo finalmente o organismo para que fique suficientemente forte”, afirma a especialista. A acupunctura “consiste na introdução de uma agulha, mais fina que a espessura de um fio de cabelo, em pontos específicos do corpo que, após cerca de trinta minutos, são retiradas”. Já a moxabustão passa pela “utilização de rolos de artemísia prensada, que se acendem como o incenso, e que são colocados próximo dos pontos energéticos localizados nos meridianos da acupunctura, tendo como objetivo principal transmitir calor ao corpo e provocar a saída do frio”, explica.

O dr. Pedro Choy acrescenta ainda que “é aconselhável fazer uma terapêutica que inclua a fitoterapia (estudo das plantas medicinais) e a acupunctura para estimular as defesas naturais do organismo e ficar  melhor preparado para a época das gripes e constipações”.

 

Problema: Depressão, stress e/ou ansiedade

Sintomas: Fadiga, insónia, alteração de humor, diminuição de interesse, tensão muscular, dores de cabeça, dificuldade de respirar, dor no peito, frustração.

A MTC recomenda: Fitoterapia e Acupunctura

De acordo com o dr. Pedro Choy, “todas as patologias relacionadas com a componente mental obtêm excelentes resultados com um tratamento combinado de fitoterapia e acupunctura, existindo ainda fórmulas de plantas chinesas que resultam como verdadeiros antidepressivos e ansiolíticos de uma forma verdadeiramente espetacular.

E tudo isto sem os desconfortáveis e desgastantes inconvenientes da medicação convencional”. A dra. Wenqian Chen acrescenta ainda que, para este tipo de problemas, “o objetivo é equilibrar a energia dos órgãos para restabelecer o equilíbrio psíquico. A acupunctura dos meridianos do fígado, coração, rins e outros pontos é um método excecional para tratar a depressão, pois permite tratar a energia de cada sistema e órgão, ajudando o seu reequilíbrio, sem apresentar qualquer efeito secundário negativo”.

 

Problema: Infertilidade

Sintomas: Dificuldade na relação sexual, diminuição de espermatozoides.

A MTC recomenda: Acupunctura

Geralmente, a MTC obtém resultados bastante positivos em casos de infertilidade e o tratamento “permite equilibrar e fazer circular a energia que percorre os canais. O tratamento é feito em sessões semanais e o número de sessões depende do estado energético em que se encontra o paciente”, refere a dra. Wenqian Chen acrescentando ainda que, “no caso de a infertilidade influenciar a baixa contagem ou a imobilidade dos espermatozoides, o tratamento deve durar pelo menos três meses, para que ocorra uma maturação correta dos espermatozoides”.

Na maioria dos casos, e de forma a equilibrar o casal de modo a que consigam engravidar e levar a bom termo a gravidez, o dr. Pedro Choy explica que “normalmente, ambos os membros do casal devem fazer  o tratamento e, apesar da rapidez dos resultados variar, a eficácia é grande”.

 

Problema: Dores musculares

Sintomas: Dores moderadas a agudas nos músculos ou nos ossos.

A MTC recomenda: Acupunctura e Moxabustão

Segundo o dr. Pedro Choy, ”a Medicina Chinesa tem um reconhecimento generalizado na sua capacidade para combater a dor, especialmente através da acupunctura”. Por outro lado, e de acordo com a dra. Wenqian Chen, “a moxabustão é também uma terapêutica muito utilizada e bastante indicada no inverno. Trata-se de uma técnica semelhante à acupunctura, mas como os pontos são ativados com o calor da combustão de uma erva (artemísia), torna-se indicada para quase todos os tipos de dores. Em casos de processos inflamatórios, cauterização de verrugas e ativação do sistema imunitário é muito recomendada”.

 

Problema: Disfunção erétil e ejaculação prematura

Sintomas: Incapacidade para manter a ereção, dificuldade em controlar a ejaculação.

A MTC recomenda: Acupunctura e Fitoterapia

Como todos sabemos, a idade avançada, cansaço, hipertensão arterial, doenças vasculares e problemas endócrinos, entre outros, poderão ser a causa para a impossibilidade de alcançar ereção, assim como o stress do dia a dia no emprego, o receio de falhar e a ansiedade. Mas também aqui, a MTC tem uma palavra a dizer: “o tratamento da ejaculação prematura é totalmente natural e muito eficaz no relaxamento, redução de stress, da ansiedade e normalização da sensibilidade da glande. É feito principalmente através da acupunctura, com duração entre um a seis meses, com melhorias sentidas a partir da primeira sessão”, explica a dra. Wenqian Chen. Contudo, ao combinar a acupunctura com a fitoterapia, “de acordo com o paciente, é possível verificar resultados notórios após as primeiras 48 horas, o que é um incentivo para um tratamento que é prolongado para restabelecer a normalidade”, refere o dr. Pedro Choy.

 

E antes que os problemas surjam…

Prevenção é a palavra de ordem! Ainda que seja possível tratar a maioria dos problemas durante os períodos mais difíceis, a verdade é que mais vale prevenir-se antecipadamente. Desta forma, as massagens são uma excelente forma de prevenção, pois ativam a circulação sanguínea e aliviam as tensões antes das crises através dos movimentos de deslizamento e estimulação da musculatura e da manipulação dos pontos de pressão. Além de prevenir as “futuras” dores, acabam por aumentar a vitalidade e retardar o envelhecimento, uma vez que fortalecem o sistema imunológico.

 

Onde

Centro de Terapias Chinesas

Morada: Av. António Augusto Aguiar nº 56 - 1ºandar Lisboa

Contactos: 213 161 446/ 925 402 102

Site: www.ctcportugal.com

Clínica Pedro Choy

Morada: Av. de Roma, Nº 12 – 3º direito Lisboa- Alvalade

Contacto: 218 487 797

Site: www.clinicaspedrochoy.com

Centro Tibetano

Morada: Rua Ataíde de Oliveira, nº 79, r/c, Faro

Contacto: 289827822

Site: www.cteafaro.com

Centro de Terapias Alternativas

Morada: Rua Santa Maria, nº 999, loja 6, Santa Maria de Lamas, Aveiro

Contacto: 911 566 244

Site: www.terapiasalternativas.com.pt

 

Fonte:

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
Health On the Net Foundation


Publicidade