Home | Adultos | Monócitos e Eosinófilos

Monócitos e Eosinófilos

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

Os monócitos são um dos 5 tipos de leucócitos responsáveis pela defesa do organismo. São células produzidas na medula óssea, onde depois de amadurecerem entram na circulação sanguínea. Transformam-se em macrófagos e migram pelas células, onde captam as células cancerígenas, danificadas ou mortas, envolvem-nas e destroem (fagocitose).

O valor normal em circulação é de 900 mil células por microlitro de sangue. As infecções ou outras doenças como o cancro, fazem aumentar o número de monócitos no organismo


Os eosinófilos são células sanguíneas produzidas na medula óssea e um dos 5 tipos de leucócitos responsáveis pela defesa do organismo.

As primeiras células do sangue a actuar, quando o organismo é atacado, são os linfócitos e neutrófilos. Estes libertam substâncias que cativam os eosinófilos do sangue para os tecidos lesionados. Os eosinófilos libertam substâncias químicas tóxicas que matam os agressores - células anormais, bactérias ou fungos.

Existe em média, 700 mil por microlitro de sangue, número que aumenta quando o organismo é atacado por uma infecção ou agente alergénico. O aumento do número eosinófilos classifica-se de eosinofilia.

Numas análises ao sangue, a eosinofilia pode ser sinal que o organismo está a ter uma resposta a uma infecção, alergia, células anormais, ou um problema dos próprios eosinófilos. Após ultrapassada a causa da eosinofilia, o número volta ao normal. Se este valor se mantiver elevado por um tempo prolongado, deve-se investigar a causa para instituir um tratamento.


Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos - Editora - Editora Nova Guanabara

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade