Home | Adultos | Leucócitos ou glóbulos brancos

Leucócitos ou glóbulos brancos

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Os leucócitos são as células responsáveis pela defesa do nosso organismo.

publicidade

Os leucócitos ou glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea. Circulam no sangue e sistema linfático e são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos e substâncias estranhas. Numa pessoa existe em média 4000 a 11 000 leucócitos por mililitro cúbico de sangue.

Função
Os leucócitos são responsáveis pela protecção do organismo, fazem parte do sistema imunitário. A defesa é feita pelo aumento da produção de leucócitos para combaterem os agentes causadores da doença ou pela produção de anticorpos (moléculas produzidas pelo organismo para destruir um determinado agente infeccioso - o antigénio) mais específicos para esses antigénios.
As plaquetas sanguíneas, actuam apenas dentro dos vasos sanguíneos. Os leucócitos têm a capacidade de saír da corrente para os tecidos – diapedese, e de se moverem nas células com movimentos amibóides, quando há necessidade de combaterem um agente agressor.

Alteração dos valores dos leucócitos
A contagem do número de leucócitos no sangue, é feita num laboratório através de uma colheita de sangue normal. Os valores considerados normais variam. Se na contagem dos leucócitos, o número for inferior a 4000 células por mililitro, a pessoa tem leucopenia e está mais propensa a sofrer uma infecção, uma vez que o sistema imunitário fica mais fraco.
Se o valor for superior a 11 000 a pessoa tem leucocitose. Pode ser sinal de um combate a uma infecção, de um traumatismo, stress, cancro ou a algumas drogas.

Funções dos leucócitos
Há vários tipos de leucócitos, que podem ser divididos em duas categorias, de acordo com a sua estrutura. Os granulócitos, cujo nome vem do facto de terem grânulos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos) e os agranulócitos (linfócitos e monócitos).  

Os neutrófilos são os que existem em maior número, de seguida os eosinófilos e em menor número os basófilos.

Os neutrófilos não têm reacção ácida nem básica, pelo que são chamados de neutrófilos. Em situações inflamatórias, englobam e digerem o agente causador – fagocitose. O número de neutrófilos aumenta significativamente perante processos inflamatórios.

Os basófilos actuam sobre antigénios específicos, libertando substâncias químicas.

Os eosinófilos também são fagocitários como os neutrófilos. Actuam mais em situações de alergias, parasitas da pele, como por exemplo lombrigas e protozoários, ao nível dos intestinos e mucosas dos pulmões. Também libertam substâncias químicas.

Os agranulócitos não têm grânulos visíveis. Os linfócitos encontram-se espalhados pelo organismo todo, dentro e fora dos vasos sanguíneos.
Os linfócitos, após amadurecerem, são armazenados em órgãos linfoides (de onde vem o nome), como as amígdalas, baço, glândulas adenóides e gânglios. Quando se observa um aumento dos gânglios situados debaixo da pele, é sinal da presença de infecção em alguma parte do corpo.
Os linfócitos dividem-se em linfócitos T e B. Os linfócitos T são activados quando há infecções virais ou tumorais. Os linfócitos B actuam no plasma, onde produzem imunoglobulinas para serem colocadas na corrente sanguínea.
Os monócitos têm grande mobilidade nos tecidos, transformam-se em macrófagos, e defendem o organismo através da fagocitose, captando e destruindo a bactéria ou vírus.
Os neutrófilos e monócitos capturam as bactérias. Os neutrófilos são os primeiros a actuar e de seguida os monócitos. Os basófilos e eosinófilos respondem quando há situações alérgicas. Os linfócitos combatem as infecções virais.
Cada um tem a sua capacidade de resposta de acordo com o tipo de infecção.

 

Referencias:Enciclopédia Médica da Família - Editora: Livraria Civilização Editora

Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Interna - Otto Miller

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

suenya alves on 09/05/2011 22:37:22
avatar
esse texto,ele ajuda muito no estudo eu por exemplo tirei algumas coisas para o meu trabalho de ciências-biologia dele e eu achei interresante esse desenho parabéns.
Thumbs Up Thumbs Down
1
1 1 - 1
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade