Home | Adultos | Artrite reumatóide

Artrite reumatóide

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A artrite reumatóide é uma doença crónica que provoca inflamação de várias articulações. Geralmente, ocorre nas mesmas articulações em ambos os membros (simétrica).

Origem

Alguns autores consideram desconhecida a origem da doença (idiopática), mas a maioria considera ser uma doença auto-imune, ou seja, resulta de uma reacção do organismo contra ele próprio. As células do sistema imunológico (células de defesa do organismo), desencadeiam uma reacção inflamatória nas articulações.

As articulações são revestidas pela membrana sinovial, constituída por tecido conjuntivo. Este é responsável pela produção de líquido sinovial que nutre e lubrifica a articulação, permitindo a movimentação sem lesões e dor. Na artrite reumatóide, a membrana está lesionada e há nessa zona uma reacção inflamatória.

Pessoas atingidas

Surge com maior frequência entre os 35 e 55 anos, atingindo mais as mulheres.

A artrite manifesta-se por crises, com períodos de melhoria e declínio. Devido à deformidade e limitação permanente de movimento, a artrite pode provocar incapacidade para o trabalho.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa, alguns são comuns aos de outras doenças, o que pode dificultar o diagnóstico no início da doença.

- Astenia (fraqueza)

- Sensação de formigueiro e dormência nos membros

- Perda de peso

- Calor

- Pele avermelhada

- Dor nas articulações, aumenta nos movimentos de rotação e transporte de pesos

- Edema (inchaço)

- Febre

- Rigidez nas articulações de manhã

- Dificuldade em mobilizar a articulação, mais acentuada de manhã ou após um período de repouso. Esta rigidez vai diminuindo ao longo do dia.

Nas crianças, a febre é mais persistente e pode surgir antes dos sintomas articulares.

A dor é mais acentuada com o movimento, de manhã ou após um período de repouso.

Articulações mais atingidas

São várias as articulações onde surge a artrite, sendo mais frequente nas das mãos, punhos, cotovelos, ombros e pescoço.

Diagnóstico

O médico faz o diagnóstico através do exame físico ao doente, após saber os sinais, sintomas e observar as articulações atingidas. Para confirmar o diagnóstico, é necessário haver sinais de alteração em várias articulações, recorrer a exames de sangue, RX e ressonância magnética.

Prognóstico

Devido a ser uma doença auto-imune, ainda não há cura. É uma doença cíclica porque tem períodos de melhoria.

A doença evolui mais depressa se surgir em pessoas jovens, nas análises os valores característicos da infecção e factor reumatóide se mantiverem elevados por grandes períodos, quando há grande número de articulações afectadas, alterações ósseas no início da doença e doenças secundárias a esta.

Tratamento

A artrite não tem cura, os medicamentos usados têm como objectivo minimizar os sintomas e retardar a evolução da doença.

O diagnóstico e tratamento precoce permitem melhorar a qualidade de vida, através do alívio da dor e manutenção da funcionalidade da articulação, evitar limitações funcionais e maus prognósticos.

O reumatologista pode considerar necessário encaminhar para cirurgia ás articulações com alteração da funcionalidade e muito dolorosas

A fisioterapia ajuda na melhoria da dor e funcionalidade.

O médico pode considerar necessário o acompanhamento de um nutricionista nos doentes com excesso de peso, afim de aliviar a sobrecarga nas articulações. Nos doentes que perderam peso, é fundamental o acompanhamento deste especialista.

 

Estes doentes devem ser acompanhados na consulta da dor, de forma a terem melhor qualidade de vida.

 

Referencias: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+reumaticas/artritereumatoide.htm

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Fabiana Santos on 27/08/2010 20:16:03
avatar
Eu tenho um parente que apresenta essa doença. Com a grande dificuldade no trabalho por causa da doença, ela teve que se aposentar mais cedo. Gostei das dicas, é muito importante diagnosticar logo para evitar preocupações maiores no futuro.

Para quem quiser saber mais pode visitar esse link:

http://www.minhavida.com.br/conteudo/11551-Artrite-reumatoide-rapida-progressiva-e-incapacitante.htm

Abraços...
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria on 19/10/2010 21:27:39
avatar
A artrite Reumatóide é por vezes uma doença de difícil diagnóstico, muitas vezes os doentes apresentam sinais e sintomas como a dor e sinais inflamatórios nas articulações e os dados laboratoriais estão normais. É uma doença desgastante devido a dor e as limitações
articulares.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Daniel Tavares Lopes on 30/11/2010 13:37:56
avatar
Eu Gostaria de estar recebendo sempre essas matérias que será de muita aprendizagem p/mim.obrigado
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 01/12/2010 19:59:42
avatar
Daniel, no canto superior direito da página clique onde diz - acompanhe o conhecer saúde no twitter - e siga os passos. Desta forma recebe no seu email a informação de um novo artigo.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 02/12/2010 19:52:30
avatar
Daniel, se for à página inicial (clique em inicio na barra azul) pode-se registar no newsletter e recebe no seu email o título e o resumo do artigo. Também recebe o link, que ao clicar vê o artigo completo.
Thumbs Up Thumbs Down
0
5 1 - 5
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade