Home | Adultos | Ácido Úrico

Ácido Úrico

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

O ácido úrico resulta do metabolismo (degradação) das purinas existem nas proteínas dos alimentos e no nosso organismo, pela acção de uma enzima. O nível de ácido úrico elevado no sangue chama-se hiperuricémia, abaixo do normal é hipouricémia.

O ácido úrico encontra-se no líquido que preenche as cavidades das articulações (sinóvia), no plasma e no líquido do exterior das células. É transportado no sangue, degradado nos rins, bílis e intestinos e eliminado pela urina. Quando o rim entra em falência provoca uma sobrecarga nos intestinos, de forma a haver uma boa eliminação para manter os níveis dentro dos parâmetros normais.

Os níveis normais do ácido úrico dependem da capacidade de produção, absorção, destruição e excreção do organismo.

Um nível elevado ou baixo pode não desencadear sintomas ou originar doenças como a gota, pedras nos rins (cálculos), insuficiência renal, artrite, etc. A hiperuricémia pode surgir antes da hipertensão arterial, doença cardíaca ou doença renal crónica, mas muitas vezes, não é possível determinar se o nível de ácido úrico elevado é uma causa directa ou um sinal de alerta precoce destas doenças.

 

Causas

Os níveis de ácido úrico elevado podem ser causados por um excesso de produção de ácido úrico no organismo ou pela diminuição da excreção na urina. Os factores que podem causar grande concentração de ácido úrico no sangue são vários:

- Medicação, por vezes utilizada para tratar a pressão arterial elevada, tais como aspirina e diuréticos.

- História familiar (genética).

- Hipotiroidismo (tiróide pouco activa).

- Consumo excessivo de cafeína e álcool.

- Linfoma de Hodgkin (doenças de Hodgkin).

- Leucemia.

- Obesidade.

- Psoríase.

- Dieta rica em purinas - carne de órgãos de animais, carne de caça, anchovas, arenque, molhos de carnes, feijão seco, ervilhas e outros alimentos.

- Algumas drogas imunossupressoras.

 

Diagnóstico e tratamento

O médico pode fazer o diagnóstico através do exame físico da pessoa e análises ao sangue. O tratamento é feito com medicação e dieta.

A hipouricémia pode não causar sintomas e levar à formação de cálculos de ácido úrico. As causas são pouco conhecidas, podendo haver uma tendência hereditária ou ser devido a alguns medicamentos. O tratamento é dirigido à causa da doença.

A hiperuricemia está relacionada a outras doenças como a acidose metabólica, diabetes (hiperglicémia), gota, artrite, alcoolismo, hipertiroidismo, leucemia, uso abusivo de diuréticos, cálculos renais, ingestão em excesso de alimentos ricos em proteínas, aumento da produção ou diminuição da eliminação de ácido úrico. A hiperuricemia também está relacionada a factores de risco cardiovascular como: hipertensão arterial, alterações vasculares coronárias e hiperlipidemia.

Na artrite úrica (gota) o médico pode optar por anti-inflamatórios e analgésicos nas crises de dor. Quando há superprodução de ácido úrico pode prescrever substâncias hipourecemiantes.

Se há mal eliminação de ácido úrico pelo rim, pode ser prescrito medicamentos que aumentam a excreção renal ,.

A dieta também é importante no tratamento do ácido úrico, deve ser evitado alimentos ricos em purinas, ensopados e caldos porque o ácido úrico é muito hidrossolúvel e concentra-se nos líquidos da cozedura.

Os profissionais de saúde devem alertar para os comportamentos de risco como o uso abusivo e constante de álcool, dietas inadequadas e algumas medicações que diminuem a excreção urinária de uratos como, diuréticos, anti-inflamatórios, etc.

 

Referencias: http://www.mayoclinic.com/health/high-uric-acid-level/MY00160

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

antonio rocha on 04/09/2010 07:54:24
avatar
penso ser optima informação para o cidadão leigo no assunto,fiquei esclarecido sobre vários problemas de saúde que me afectam.respeitosos cumprimentos,obrigado A.Rocha
Thumbs Up Thumbs Down
2
lidia on 25/10/2010 17:43:28
avatar
as purinas sao moléculas que compõe o DNA e não as proteínas.
O ácido úrico é muito insolúvel e não soluvel, como diz o texto, o que faz com que precipite nas juntas provocando artrite, ou nos rins formando pedras.
Thumbs Up Thumbs Down
2
Maria Oliveira on 27/10/2010 21:16:33
avatar
Lidia as purinas fazem parte da constituição do DNA, o artigo não diz o contrário. O ácido úrico resulta do metabolismo (degradação) das purinas existem nas proteínas dos alimentos e no nosso organismo,
Thumbs Up Thumbs Down
0
Ana Brandão on 16/02/2011 02:18:15
avatar
Gostei muito das informações sobre ácido úrico,meu pai tem esse problema e estava com dúvidas quanto ao que ele poderia comer.Obrigada por esclarecer algumas dúvidas.Ana.
Thumbs Up Thumbs Down
-3
Pillon on 28/02/2011 04:21:33
avatar
Sofri uma dor constante no tornozelo por várias semanas e a associei imediatamente a um excesso de consumo de álcool, pois já fiz um tratamento para ácido úrico elevado que me causava uma dor na mäo direita.
Cortei o álcool e iniciei a dieta. Fiz compressas de gelo no local por meia hora (3 X 8min cada com pausa de 3min entre elas) 2 vezes ao dia por 3 dias.
Ingeri Ibuprofen 200mg vezes ao dia por 3 dias.
O resultado foi espantoso. Imediatamente a dor foi regredindo.
Não aconselho automedicar-se mas bom senso e caldo de galinha não faz mal a ninguém!
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Maria Dolores Tomaz on 05/03/2011 14:56:39
avatar
Qual a dieta recomendada para quem tem ácido úrico?
Muito obrigada pela atenção.
Thumbs Up Thumbs Down
4
Maria Oliveira on 07/03/2011 22:30:14
avatar
Maria Tomaz, o conhecer saude tem um artigo sobre a dieta, que a poderá ajudar. No canto superior esquerdo da página tem um quadrado em branco onde pode escrever - dieta para doentes com ácido úrico - e depois clique na palavra pesquisar que está ao lado. Vai abrir páginas do conhecer saúde e clica na que diz este título.
Thumbs Up Thumbs Down
5
paulo morais on 31/03/2011 11:17:53
avatar
sofro de acido urico no joelhos que me inpede de andar.qual o melhor tratamento?
Thumbs Up Thumbs Down
3
Maria Oliveira on 02/04/2011 23:10:39
avatar
Paulo, o Conhecer Saúde não dá consultas. Procure o seu médico para o observar pessoalmente, fazer exames e acompanhar a evolução da doença.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
9 1 - 9
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade