Home | Adultos | Fibroadenoma

Fibroadenoma

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

O fibroadenoma é um tumor (cancro) geralmente benigno, frequente na mama em mulheres com menos de 30 anos. Tem uma apresentação sólida, contornos definidos e é móvel. Este tumor tem origem no crescimento anormal dos lóbulos da mama.

Grande percentagem de nódulos encontrados em mulheres desta idade são fibroadenomas. O prognóstico é favorável, apesar do nódulo poder crescer, estabilizar ou diminuir.

Origem

Alguns autores referem não se saber a origem dos fibroadenomas, outros que estão relacionados com a idade. Os recém-nascidos de ambos os sexos podem nascer com nódulos abaixo dos mamilos, devido a uma estimulação das hormonas da mãe mas, desaparecem passados alguns meses.

As raparigas a partir dos 8 anos também podem desenvolver, é um sinal do organismo sobre o início da puberdade. Geralmente desaparecem passado 6 meses até um ano. Nos rapazes pode surgir por volta dos 15 anos, na altura da puberdade também devido a alterações hormonais.

Diagnóstico

Estes nódulos apresentam em média 2 a 3 cm o que são facilita a sua palpação pela doente e médico. A alteração das hormonas dias antes da menstruação pode fazer com que o fibroadenoma cresça ou provoque desconforto.

O médico pode fazer uma biópsia, pedir uma ecografia (ultra-sonografia) ou mamografia em mulheres com mais de 30 anos, para confirmar o diagnóstico.

Na mamografia o médico vê uma massa redonda ou oval, sólida, com contornos definidos e móvel. Pode haver um ou mais nódulos em uma ou nas duas mamas. Nas pessoas idosas o médico pode observar calcificações próprias da idade.

Na ultra-sonografia o médico vê uma massa oval, com contornos definidos com ligeiro eco no interior.

Na ultra-sonografia do cancro da mama as margens estão mal definidas, irregulares e o som emitido é inconstante.

Durante a biópsia o cirurgião pode retirar o nódulo – biópsia cirúrgica.

Tratamento

Os nódulos malignos são removidos pelo cirurgião. Os benignos de pequena dimensão que não provocam dor, o médico pode optar por manter uma vigilância em vez de recorrer à cirurgia.

O médico pode optar por retirar os nódulos de maiores dimensões, que provocam dor ou que aumentaram de tamanho.

O fibroadenoma pode surgir novamente depois da cirurgia.

As mulheres associam os nódulos ao cancro, apesar da maioria dos fibroadenomas em mulheres com menos de 40 a 50 anos não ser cancro maligno.


Referencias: Fibroadenoma - A Medical Dictionary, Bibliography, And Annotated Research Guide To Internet Referenc - Icon Health Publications - Livro digital Cod: 3008419 (9785551447504 - 3008419)

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

patrcia on 25/03/2010 15:06:50
avatar
descubri a pouco tempo que tenho fibroadenoma, mas ainda voulevar para o meu médico o resultado da ecografia mamaria, o que pode acontecer? é verdade que isso corta o efeito do anticoncepcional?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 31/03/2010 19:18:00
avatar
Patricia, o fibroadenoma não é cancro e não corta o efeito do anticoncepcional. O médico vai informar do tamanho, se acha necessário retirar,se é maligno, e tirar todas as dúvidas que precisar.
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Marilene furquim Falate on 27/08/2010 22:47:28
avatar
Ola,meu nome e Marilene, minha filha tem 15 anos e esta com fibroadenoma de 3cm no seio esquerdo.
minha duvida é Fibroadenoma e considerado,um cisto,ou nodulo,ou um tumor,apartir de que tamanho e recomendado procedimento cirurgico para sua retirada
Agradeço pela atenção
Obrigada.
Thumbs Up Thumbs Down
1
Maria Oliveira on 31/08/2010 00:06:18
avatar
Marilene, o fibroadenoma é um tumor benigno. Geralmente, os médicos só retiram se ele crescer muito, mudar de consistência, doer muito, etc.
Thumbs Up Thumbs Down
1
Carla on 02/09/2010 17:49:02
avatar
ha dias detectaram me um fibroadenoma nos ovários.
A importancia que ele tem nos ovários é a mesma que a da mamã??
Thumbs Up Thumbs Down
-1
Maria Oliveira on 02/09/2010 21:12:15
avatar
Carla, a importância é igual. Deve ser igualmente vigiada.
Thumbs Up Thumbs Down
1
ANDREA MARIA RODRIGUES DE MENEZES on 12/11/2010 19:22:37
avatar
TEM VINTE DIAS QUE OPEREI POIS O MEU JÁ TINHA 3,5 O MEU MEDICO FOI O DR SILVIO PEREIRA DO HOSPITAL MARIO KROOEFF ELE É MASTOLOGISTA E ME PASSOU CONFIANÇA DURANTE TODOS OS PROCEDIMENTOS ANTES DURANTE E DEPOIS DA CIRURGIA
Thumbs Up Thumbs Down
0
Marieli on 13/01/2011 16:22:31
avatar
Olá, queria didivir minha esperiência de fibroadenoma, tive um a um ano e retirei em uma cirurgia um ano depois na mesma data da cirugia anterior descobri que tenho mais um...confio plenamente na minha médica e isso é o que importa, se o seu médico lhe passar confiança tudo dará certo meninas, existem problemas muito maiores que esse, é só se informar e ver que o a coisa é simples, é só manter-se equilibrada e acreditar que tudo dará certo!!
Thumbs Up Thumbs Down
0
Sofia Rocha on 24/01/2011 20:45:25
avatar
Boa noite, cara Maria Oliveira tenho um fibroadenoma que tem aumentado e tendo historial de cancro na familia isso assusta-me. há possibilidades de este cancro passar a ser maligno?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 24/01/2011 23:03:53
avatar
Sofia, o fibroadenoma é geralmente benigno. Se crescer, mudar de consistência ou se houver alteração exterior da pele, deve consultar o médico para ter uma vigilância mais apertada.
Thumbs Up Thumbs Down
0
1 2 3 next 30 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade