Home | Adultos | Ascite: Barriga D'àgua

Ascite: Barriga D'àgua

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image complicação comum na cirrose do figado. Ascite é ao acumulo de líquido na cavidade abdominal.

publicidade

complicação comum na cirrose do figado. Ascite é ao acumulo de líquido na cavidade abdominal.

ASCITE 

 Também é chamada barriga-d'água. A quantidade de líquido pode ser tão pequena que só a descobrimos pela ultrassonografia abdominal ou atingir mais que 2,5 litros e causar um volumoso aumento do abdomen.

Quais as causas de ascite? 

São múltiplas as causas de ascite. A cirrose pelo virus da hepatite C e alcool são as causas mais frequentes de ascite, mas outras doenças do fígado, doenças do coração, do rim, do peritoneo e do pâncreas podem causar ascite. 

Como se descobre a causa da ascite ?

O médico tem ao seu dispor várias técnicas para descobrir qual a causa da ascite. A observação do aspecto do líquido ascítico, a sua análise bioquímica e bacteriológica, o estudo dos órgãos ( fígado, coração, rim ) que podem estar envolvidos são etapas que o médico trilha para chegar à causa da ascite.

Porque é que se acumula líquido na cavidade peritoneal ?

O fígado produz uma proteína, a albumina, que retém a água nos vasos sanguíneos. O fígado com cirrose é incapaz de produzir albumina e esta ao diminuir no sangue permite que a água dos vasos sanguíneos  escape e infiltre os tecidos das pernas causando  edema e se acumule na cavidade abdominal causando ascite ( barriga de água ). Muito provavelmente as alterações do fígado levam a uma dilatação dos vasos e a uma diminuição do fluxo renal com consequente retenção de sódio e de líquido. O aumento da tensão no território venoso causado pela cirrose leva à acumulação de líquido na cavidade peritoneal. Mas os mecanismos da formação da ascite são complexos e ainda mal conhecidos. 

Qual o tratamento ?

Na cirrose alcoólica a abstinência de álcool é da maior importância.
A dieta com pouco sal é essencial, na fase inicial, até que haja uma franca diurese. A ascite pode diminuir rapidamente, em alguns doentes, só com o repouso e restrição de sal.
Geralmente é necessário administrar medicamentos diuréticos. Se a ascite atinge grande volume e se torna incomodativa, é necessário, hospitalização. Por vezes tem que se extrair líquido ( paracentese ) para aliviar o incomodo da tensão causada pelo líquido dentro do abdômen. Com alguma frequência a resposta aos medicamentos diuréticos é má e, é difícil esvaziar o líquido da cavidade peritoneal. O transplante do fígado é a solução definitiva nos casos de cirrose com ascite refratária.

Mais informações:

Dra. Eloiza Quintela                                                       

Médica Gastro- hepatologista especialista no tratamento das doenças do fígado

Membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia

Contatos: 011-3747-3018 ou 5052-1087     http://www.doencasdofigado.com.br/

Biografia da colaboradora (ver aqui)

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Walter on 26/12/2009 18:26:00
avatar
Barriga d'água
Thumbs Up Thumbs Down
4
Edineuza da silva santos on 29/03/2010 17:29:59
avatar
No meu caso o abdomen ficar enorme,parecedo um gestante de 6meses,2 ou 3 dias,mas depois voltar ao normal,tenho gordura localizada,após meus dois filhos.na sua opinião que especialista devo procura,ou qual exame vou descobrir a causa desse problema?
Thumbs Up Thumbs Down
3
Lariza on 06/02/2011 21:27:21
avatar
Boa noite

Estou com minha avó internada a uma semana. segundo os médicos, está com barriga D`agua,cirrose hepatica. Ela nao cosegue comer e na endoscopia nao aparece nada. Fez uma tomografia, pra verificar sua situacao, mas os médicos nao dizem nada, só que precisao aguardar o exame e que dependendo o resultado nao a nada que se possa fazer, nem tirar a agua da barriga.
Preciso de ajuda. O que devo fazer, que médico devo procurar, pois nao sabemos mais que atitude tomamos, e ela está cada dia mais fraca pois tem 77 anos.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Clarice on 25/02/2011 17:23:51
avatar
Tenho uma pessoa da família com ascite, ele foi picado pela aranha marrom, este fato pode ser um complicador, no tratamento e na melhora da doença. Faz alguns dias que ele vem sendo submetido a tratamento com albumina e dieta hospitalar noentanto só diminuiu o inchaço das pernas e braços, a barriga continua muito grande. Os médicos nao querem retirar o líquido pois acham que pode complicar o estado geral dele. Tive uma outra pessoa com problema parecido, porém, em pouco tempo e com tratamento com propanolol e diurético ele voltou ao normal, porque será que neste caso atual não se tem uma resposta rápida.
Thumbs Up Thumbs Down
0
RENATA DE FREITAS DE OLIVEIRA on 07/07/2011 23:31:07
avatar
tenho alquem na minha familia que esta com áqua na barriga que devemos fazer nesse caso.
Thumbs Up Thumbs Down
1
aurino cardoso filho on 18/10/2011 09:35:36
avatar
BOM DIA:
Adorei este site foi realmente de muita importancia para mim, continue assim,passando essas informações para todos.Parabéns por tudo
Thumbs Up Thumbs Down
1
Jeane Bastos on 08/01/2012 21:00:04
avatar
Minha mãe esta com Ascite,mas esta sendo tratada no hospital com medicamentos,tenho fé que ela vai sair dessa...
Thumbs Up Thumbs Down
1
7 1 - 7
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image Cirurgiã – Gastro hepatologista Graduada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia em 1992, fez Residência Médica( 05 anos) em Cirurgia Geral e gastro-cirurgia com Concentração em Cirurgia Hepatobiliar e Transplante de Fígado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Health On the Net Foundation


Publicidade