Home | Adultos | Abdominoplastia

Abdominoplastia

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Esta cirurgia é realizada em ambos os sexos.

publicidade

A abdominoplastia é uma cirurgia correctiva, cujo objectivo é a redução do excesso de gordura e pele da parte inferior e média da parede abdominal. Também é realizada para corrigir estrias, subir ou descer o umbigo, corrigir doenças como por exemplo hérnias e aumentar a auto-estima.

A parede do abdómen, é a zona do organismo que mais acumula gordura e sofre alterações ao longo de determinadas fases da vida.

Como se efectua a operação?

O médico cirurgião faz um corte horizontal ao longo da zona inferior do abdómen, acima da zona púbica e outro à volta do umbigo, para remover e corrigir o excesso de gordura, pele, estrias e hérnias. Nesta operação há redução da flacidez muscular ficando o abdómen liso.  

O umbigo pode ou não ser retirado. A opção é da pessoa que vai ser operada, durante ou após a consulta com o médico. Se optar por remover o umbigo, a cirurgia é menos demorada, a cicatriz é menor e chama-se de miniabdominoplastia.   

Se o umbigo for recolocado, a pessoa fica com uma cicatriz à volta do umbigo, devido a este ser suturado e outra na região supra-púbica. É necessário anestesia geral ou epidural.

A recuperação é dolorosa, mas as dores são aliviadas com medicação. Pode também surgir edema (inchaço), equimose (pele negra), pele dormente e algum cansaço durante aproximadamente duas semanas.

A cirurgia dura 2 a 3 horas. O resultado é rápido, mas é necessário uma alimentação e estilo de vida saudável, para evitar o regresso da situação anterior à operação. Pode ser necessário consultar um nutricionista para corrigir erros na alimentação e realizar algum exercício físico.

O médico pode recomendar o uso de uma cinta, evitar esforços físicos e pesos nos primeiros meses.

A percepção das cicatrizes depende na sua maioria das características de cicatrização de cada pessoa. Pode quase não se ver ou no lugar da sutura crescer tecido avermelhado ou rosado (queloide). O tecido queloide pode ser melhorado numa cirurgia estética.

O regresso ao trabalho depende do médico e do tipo de trabalho. Geralmente, é ao fim de 2 a 4 semanas.

 

Referencias: Atlas de Abdominoplastia - Joseph P. Hunstad - Editora: ELSEVIER / MEDICINA NACIONAIS,
Dicionário de termos técnicos de Medicina e Sáude - Editora: ABDR

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

ROSICLEIA on 06/09/2010 02:17:44
avatar
ESTOU COM UM PROBLEMA E NÃO SEI COMO RESOLVER A QUI MEDICO PROCURA AS VEZES SAI MUITO MLIQUIDO DO MEU UMBIGO E MUITO FEDIDO E ATÉ QUEIMA POR DENTRO PARECE QUE ESTOU AÇADA NO UMBIGO E AGORA TÁ FICANDO PIOR ACIMA DO MEU UMBIGO QUE PARESE O ESTOMAGO FICA COMPLETAMENTE INXADO COMO SE FOSSE GRAVIDES DO NADA EU FIGO INXADA QUE PARESE QUE TOI GRAVIDA DE MESES JÁ FUI EM DOI CIRURGIO~ES SÓ MANDO COLOCAR ALCOOL MAIS AL MEU VER NÃO VAI RESOLVER SÓ TÁ ADIANDO UMA COISA QUE TALVES POSSA SER RELVIDA E EU NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR SE SOLBEREM ME AJUDE POR FAVOR.
Thumbs Up Thumbs Down
1
1 1 - 1
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade