Home | Adultos | Proteinúria

Proteinúria

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image A proteinúria pode ser de causa glomerular, tubular ou por excesso de albumina no plasma.

publicidade

A proteinúria é a presença de albumina na urina. A albumina é uma proteína do plasma produzida pelo fígado, através do metabolismo dos alimentos ricos em proteínas (carne, ovos, leite e derivados).

O valor normal no plasma é de 3,5 a 4,5 g/dl. O papel da albumina é conservar o nosso estado nutricional e impedir a saída de líquidos dos vasos sanguíneos e o do rim é manter as proteínas no sangue. Se houver alterações no rim, este vai eliminar a albumina na urina. Com a diminuição da concentração de albumina a água do sangue sai para fora dos vasos, acumulando-se provocando edema (inchaço).

Origem

A proteinúria pode ser de causa glomerular, tubular (fazem parte do rim) ou por excesso de produção:

- Doença glomerular - pode ser devido a uma alteração da permeabilidade da membrana do glomérulo, deixando saír as proteínas para a urina. É a mais frequente.

- Doença tubular - a reabsorção tubular das proteínas filtradas no glomérulo é baixa.

- Aumento de produção de proteínas de baixo peso molecular que se acumulam no plasma. O túbulo não consegue reabsorver todas as proteínas, sendo eliminadas na urina.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame á urina (urina II). Neste exame o valor de proteinúria só é detectável para valores superiores a 0,150 g/dia.

Também há um teste feito com tiras que se mergulham na urina, e ao fim de 2 minutos vê-se o resultado, não em valores numéricos mas com cruzes (+++)

A proteinúria pode aparecer em várias doenças, mas apenas uma percentagem reduzida de doentes poderão sofrer doenças do aparelho urinário, se os valores forem perto do normal.

Não é normal surgir proteinúria na urina. Neste caso o médico pode pedir outro exame à urina, chamado urina 24 horas. Neste exame a pessoa urina para uma garrafa de plástico durante 24 horas, de forma a se poder avaliar com mais precisão o valor correcto da quantidade de albumina eliminada na urina. Neste exame é deitada fora a 1ª urina da manhã em que se começa o exame, colhe-se a urina toda do dia e a 1ª da manhã seguinte.

O médico pode também pedir um exame de sedimento urinário juntamente com o das 24 horas.

O médico também procura saber a história clínica e familiar do doente, nomeadamente se já sofreu de problemas nos rins (pielonefrite), diabetes, hipertensão arterial, anemia, edema em qualquer parte do corpo e sangue na urina (hematúria).

Tipos de proteinúria

A proteinúria pode ser transitória ou permanente. A transitória, como o próprio nome indica, acaba por desaparecer e não significa que a pessoa tem problemas renais. Pode aparecer depois de praticar exercícios violentos, febre, exposição a temperaturas extremas, emoções demasiado fortes, situações de grande stress e convulsões.

Também pode surgir durante a gravidez, se estiver muito tempo de pé (proteinúria ortostática) ou se tiver deformações da coluna. Após a gravidez ou com a pessoa em repouso, pode-se repetir a análise e se verificar que normaliza o valor de eliminação no teste da urina, a proteinúria é benigna.

A permanente pode ser considerada leve se o valor na urina das 24 horas for até 1g (ex: numa pielonefrite crónica), moderada para valores de 1 a 3,5g (ex: uma insuficiência cardíaca pode provocar alterações renais) e maciça ou nefrótica se for superior a 3,5g.

Se o doente tiver edema, é sinal de proteinúria maciça. Se há muita albumina na urina não há no plasma, para impedir a passagem da água e sal para fora dos vasos e evitar o edema. Nesta situação pode haver hipotensão (baixa da tensão arterial) por diminuição do volume de líquidos e perda de sal dentro dos vasos. Como há poucos líquidos em circulação, o doente urina pouco.

Tratamento

O tratamento consiste em repor os valores de albumina e descobrir se a causa da perda das proteínas é benigna (ex: a ortostática) ou é devido a uma doença renal. Na maioria é benigna.

Se na análise apresentar proteinúria e glóbulos brancos, é sinal de infecção urinária.

Muitos medicamentos provocam danos aos rins, levando à proteinúria. O médico poderá pedir o exame de electroforese das proteínas no sangue.

Deve-se procurar a causa e encaminhar o doente para um nefrologista.

 

Referencias: Enciclopédia Médica da Família - Editora: Livraria Civilização Editora,
Manual Terapêutica Médica - Editora: Lidel

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Alberto Braga on 17/08/2009 14:40:19
avatar
Tenho proteinúria desde os 24 anos e agora tenho 60 anos,numca tive edemas,nem tenho, a cerca de 9 meses a creatinina está a subir 3.2 e a ureia. Durante este tempo consultei 8 nefrologistas e não sei qual é o meu diagnostico.Proteinúria em 2005 nas 24h,volume 2500 ml,o.625 g/24h,em 2008 volume 2500 ml 2.57 h24h.Normotenso até aos 47 anose hipertenso apartir dos 47 anos.
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Maria Oliveira on 27/08/2009 14:37:17
avatar
O Conhecer Saúde não é constituído por médicos. O nosso objectivo é transmitir informação e facilitar a compreensão de assuntos ligados a saúde, tornando estes temas complexos e específicos mais claros e acessíveis ao público em geral. Não substituímos nem alteramos prescrições médicas.
Thumbs Up Thumbs Down
2
Izabella on 09/09/2009 00:27:12
avatar
Esse tesxto me ajudou muito no meu trabalho escolar, estão de parabéns , e espero sempre voltar aqui , muito obrigada pelo o trabalho, mas aqui eu não achei apenas a forma de previnição, espero que voces acrecentem isso !!!! Muito obrigada , me ajudou muito na minha pesquisa escolar, agradeçida Izabella 12 anos 7ª série!
Thumbs Up Thumbs Down
2
Izabella on 09/09/2009 10:43:43
avatar
Voltei aqui novamente, e dei uma olhada de novo , percebi que não presciso de mais nenhuma outra fonte de referencia, essa basta, muito obrigada pelo o trabalho, continuem assim !!!!!!!
Thumbs Up Thumbs Down
3
Sônia Maria on 18/05/2010 22:57:51
avatar
cama aii
Thumbs Up Thumbs Down
0
Sônia Maria on 18/05/2010 23:09:02
avatar
Estou com 40kg a mais no peso estou inchada fico assim todos os dias.
estou um pouco assustada meu exame proteinuria deu 649,00 mg / 24hs .
Devo ficar assim? meus exames em vista do peso esta bom sou hipertensa e de urina 24hs ainda vou fazer.
Thumbs Up Thumbs Down
2
juarez rodrigues da silva on 22/10/2010 03:53:37
avatar
sou transplantado renal a 15 anos, e minha proteniuria de 24 hs. deu 1.20..creatinina 1.6 uréia 0.32 estou acima do peso, e abdomen alterado.. preciso receber albumina a cada 4 meses..eu pósso fazer uso de clara de ovo? ou seja: albumina?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 22/10/2010 19:35:19
avatar
Juarez, o seu caso é muito específico. Consulte o seu médico ou nutricionista.
Thumbs Up Thumbs Down
0
rosemeire on 03/03/2011 17:16:38
avatar
fiz exame de urina dia 15/02/2011,de albumina(++),serei eliminada na avaliação médica para qssumir cargo publico
Thumbs Up Thumbs Down
0
valdicleide on 12/06/2011 18:27:44
avatar
meu irmão tem,por isso me interessei em saber + sobre essa doenca.
Thumbs Up Thumbs Down
1
1 2 next 16 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade