Home | Adultos | Edema cerebral

Edema cerebral

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image O diagnóstico e tratamento precoce reduzem as sequelas tornando o prognóstico mais favorável.

publicidade

O edema cerebral é desencadeado pelo aumento de líquidos intra (dentro das células) e extracelular (fora das células) no cérebro. O edema pode surgir numa zona limitada ou em todo o cérebro. O diagnóstico e tratamento precoce reduzem as sequelas tornando o prognóstico mais favorável.

Origem

As principais causas são tumores, acidente vascular cerebral, traumatismo cerebral com ruptura de um vaso, sódio baixo, isquémia, abcessos, meningite, encefalite ou hipoxia (diminuição de oxigénio fornecido ao organismo) devido ao doente estar em zonas de grande altitude (edema cerebral de altitude).

Tipos de edemas

Há quatro tipos de edemas: o citotóxico em que há passagem de líquido do espaço extracelular para o intracelular; o vasogénico com passagem do líquido da corrente sanguínea para o espaço extracelular; o intersticial com passagem do líquido encefalorraquidiano para o espaço extracelular e o hiperémico devido ao aumento do volume intracelular.

O edema citotóxico devido a uma alteração no metabolismo das células, provocando retenção de água e sódio. Pode surgir em situações de hipotermia severa (temperatura inferior a 34º), intoxicação com alguns medicamentos, no início de isquémia cerebral (zona do cérebro aonde o sangue não chega), enfarte do miocárdio e alguns tumores. É o menos frequente.

O edema vasogénico é uma consequência do aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos devido a ter havido uma ruptura nas células que formam a barreira hematoencefálica junto à lesão. As proteínas e líquido plasmático passam rapidamente para o espaço extracelular da substância branca. Pode surgir em traumatismos, enfartes, hematomas, em situações tardias de isquémia cerebral, tumores, inflamações e encefalopatia hipertensiva. É o mais frequente.

A eliminação do excesso de líquidos depende principalmente do líquido encefalorraquidiano e da regulação dos movimentos dos líquidos pela barreira hematoencefálica. Se houver uma falha na regulação o líquido encefalorraquidiano, há passagem de líquidos para o espaço extracelular provocando edema intersticial. Este líquido é pobre em proteínas ao contrário do que acontece no edema vasogénico. Este edema surge na hidrocefalia.

O edema hiperémico é provocado pelo aumento da quantidade de sangue em determinado local ou diminuição do retorno venoso. Pode ser provocada por uma situação que antecede a uma isquémia ou inflamação.

Sinais e sintomas

Qualquer edema no cérebro provoca hipertensão craniana e esta sintomas como cefaleia (dor de cabeça) em todo o crânio, vómitos em jacto devido a compressão no centro bulbar do vómito e edema da pupila provocada pelo aumento da pressão à volta dos nervos ópticos diminuindo o retorno venoso. É detectado através do exame com oftalmoscópio.

Pode também haver confusão mental, coma, crises convulsivas e diminuição ou perda da força muscular em um ou mais membros, conforme a área atingida.

Tratamento

O tratamento é feito com medicamentos diuréticos para obrigar o organismo a eliminar líquidos em excesso e corticoides para reduzir o edema (inchaço). O edema cerebral causa hipertensão dentro do crânio agravando o prognóstico. Quanto mais cedo se começar a reverter o edema maior é a probabilidade de reduzir as sequelas que o doente pode vir a sofrer.

Se o edema for consequência de outra doença, esta deve ser tratada.


Referencias: Enciclopédia Familiar da Saúde - Editora: Ediclube,
Dicionário de termos técnicos de Medicina e Sáude - Editora: ABDR

 

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Marcelo Alexandre Mendonça on 04/04/2009 00:16:00
avatar
Bom dia...

Obrigado pore prestar-nos estes exclarecimentos, por favor gostaria de resolver uma de varias duvidas sobre edema cerebral. Isto pode ser um fato genetico pois minha mãe faleceu de ANEURISMA CEREBRAL, minha avo mae da minha mãe de AVC minha tia irma da minha mae de AVC e a pouco tempo minha irma de 43 anos de EDEMA CEREBRAL. Como faço e se é possivel prevenir. E seria possivel indicar algum profissional para que eu possa realizar exames.
Grato pela atenção.
Marcelo 42 anos (11) 3932-2178 - 8639-1967 - 67452051 São Paulo - Capital
Thumbs Up Thumbs Down
-1
KATIA on 18/05/2009 19:37:47
avatar
uma criança de 1 ano e 9 meses sofreu edema cerebro e torção da medula devido a acidente de transito peço informaçoes sobre o tratamento agradeço
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Ana on 19/05/2009 11:12:24
avatar
Estou com meu cunhado na UTI aqui na Alemanha devido um edema cerebral,no qual os medicos näo conseguem tratar, segundo eles temos um liquido no cerebro que esta vazando e eles näo sabem por onde,mesmo fazendo 4 exames com nome de spin näo conseguem localizar.Gostaria que se alguem teve alguma experiencia deste tipo me escrevesse sobre o assunto.Obrigada.
Thumbs Up Thumbs Down
1
PAULA on 02/07/2009 14:39:09
avatar
OLÁ. MINHA MÃE TEM 59 ANOS, DIA 30/06/09, ELA PASSOU POR UMA CIRURGIA PARA RETIRAR UM EDEMA CEREBRAL DE 7 CM. O MÉDICO AINDA NÃO FOI AVALIAR, A CIRURGIA FOI UM SUCESSO, QUAIS OS RISCOS DE SEQUELAS, JÁ QUE ANTES DA CIRURGIA, ELA JA ESTAVA COM ATITUDES DE CRIANÇA..
AGRADEÇO.
Thumbs Up Thumbs Down
12
Maria Oliveira on 09/07/2009 01:06:36
avatar
Essa resposta só pode ser dada pelo médico que a operou, pois ele é que conhece a situação, como correu a cirurgia e o local do edema. As sequelas podem depender em alguns casos da evolução dos doentes.
Thumbs Up Thumbs Down
1
Maria Oliveira on 09/07/2009 01:09:49
avatar
Sr. Marcelo Mendonça, o médico especialista é o neurocirurgião. Ele pode esclarecer todas as suas dúvidas e realizar exames se necessário.
Thumbs Up Thumbs Down
1
miss lene on 13/07/2009 01:56:49
avatar
ola estou com minha cunhada na UTI, devido a um edema cerebral, e os médicos não são totalmente claros, dizem que pode ter sido ocasionado por uma tuberculose, meningite ou cirurgia não bem tratada. ela estava com atitudes de criança, e foi medicada e recebeu alta, mas retornou no mesmo dia com crises de vômitos e convulsões. O senhor pode dá alguns esclarecimentos? por favor! obrigada
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Fabíola on 13/07/2009 18:13:18
avatar
minha mae morreu de cardiopatia hipertensiva mas no laudo medico tinha tbm edema cerebral como isso ocorre e pq?
Thumbs Up Thumbs Down
-5
Adriana on 17/07/2009 19:18:34
avatar
Quando uma pessoa apresenta edema cerebral causado por uso excessivo de medicamentos, e na tomografia apresenta que o cerebro está todo dominado o que pode acontecer ???, sendo que o mesmo só foi descoberto depois de 10 dias.
Thumbs Up Thumbs Down
0
luzia ane macedo on 05/08/2009 21:08:33
avatar
Minha mãe costumava tomar Diazepan 10mg para dormir. Hoje esta eneternada, o médico nos disse que ela estava com expanção cerebral, além de um grande edema. Infelizmente não tivemos maiores explições... Nos ajude, precisamos conhecer melhor o problema para entender o tratamento.
Grata
Luzia Ane Barbalha - Ce
Thumbs Up Thumbs Down
10
1 2 3 4 5 6 7 8 next 78 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade