Home | Adultos | Pancreatite

Pancreatite

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

O pâncreas desempenha um papel importante na digestão dos alimentos e é responsável pela manutenção dos níveis de açúcar no sangue, através da produção de insulina.

Fica localizado do lado esquerdo do corpo atrás do estômago. Está também ligado ao fígado e intestino.

Função

O pâncreas produz enzimas (suco pancreático) essenciais à digestão. Elas dividem os alimentos facilitando a absorção destes pelo organismo.

As enzimas passam para o intestino através do canal pancreático, onde se tornam activas. As principais são a amilase, importante na digestão de carbohidratos (ex: pão e batatas), a tripsina que actua sobre as proteínas (ex: carne, leite e legumes) e a lipase que digere a gordura.

A energia do nosso corpo provém da glicose. O pâncreas produz insulina que controla os níveis de glicose no sangue. Se a produção não for correcta provoca uma doença chamada diabetes.

 

Definição de pancreatite

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas.

Origem

Se o canal pancreático for obstruído por exemplo por um cálculo (pedra) o fluxo pancreático não passa. Na pancreatite aguda o cálculo sai e a situação resolve, na pancreatite crónica as enzimas activas acumulam-se no pâncreas porque o cálculo tapa a passagem e provocam a inflamação. Também pode ser devido a uma lesão no canal pancreático.

Se a lesão no pâncreas permitir deixar sair as enzimas, estas podem provocar inflamação em outros órgãos.

A principal causa é o excesso de álcool. Alguns medicamentos como os anti HIV também são responsáveis.

Sinais e Sintomas

- Dor forte na parte inferior das costelas, onde estas se unem. Surge de forma rápida, aumenta em poucos minutos e mantém-se durante dias. São necessários medicamentos fortes para aliviar a dor. A tosse e movimentos bruscos fazem-na piorar, mas a posição sentado e inclinado para a frente alivia.

- Enjoos e vómitos

- Abdómen doloroso quando se toca

- Perda de peso

- Diarreia ou prisão do intestino

- Acumulação de líquido no abdómen (ascite).

Diagnóstico

O tipo de dor abdominal faz com que o médico desconfie de pancreatite, principalmente se a pessoa tiver cálculos ou ingerir muito álcool.

A diminuição dos ruídos dos intestinos também é típica nesta doença..

Nos exames de sangue há alterações nos níveis das enzimas. Através do RX e ecografia vê-se se o pâncreas ou os intestinos estão aumentados, se existem cálculos. Em casos raros e graves, como a tensão baixa, pode ser feito TAC.

Na pancreatite aguda a TAC pode ajudar no prognóstico. Se as imagens mostrarem uma inflamação moderada o prognóstico é bom, mas se mostrar grandes zonas de tecido destruído o prognóstico não é bom.

Tratamento

A maioria das pessoas é internada no hospital. Deve ser evitado comida e água porque fazem com que o pâncreas produza mais enzimas. Os líquidos são dados através de soros.

Pode ser necessário dar medicamentos para controlar a produção de enzimas e insulina. Os medicamentos para aliviar a dor são dados pela mesma via que o soro.

Se for um medicamento que está a causar a pancreatite deve ser substituído.

No caso de pancreatite aguda grave, o internamento pode ser numa unidade de cuidados intensivos para se poder ter maior controlo da tensão arterial, pulso e frequência respiratória. Os volumes de urina também são medidos de hora a hora e mantido controlo constante dos valores do sangue.

A alimentação é feita através de uma veia. É colocado uma sonda no nariz até ao estômago para o manter vazio e dar medicamento antiácido para prevenir o aparecimento de úlceras.

Caso o valor de oxigénio no sangue for baixo, deve ser usado uma máscara facial ou tubo nasal.

Em alguns casos pode haver formação de pseudoquistos (falsos quistos), que podem crescer e atingir grande volume. Se provocar dor ou outro sintoma o cirurgião deve esvaziá-lo com uma agulha através do abdómen ou operar.

Se a pancreatite aguda for causada por cálculos biliares (vesícula), o tratamento depende da sua gravidade. Se a pancreatite for moderada, a operação para retirar os cálculos pode ser realizada quando desaparecerem os sintomas. A pancreatite grave causada por cálculos biliares pode ser tratada por cirurgia ou endoscopia, onde se retira a vesícula e limpa os canais biliares. 

 

 

Referencias: Enfermagem Médico - Cirúrgica - Conceitos e Prática Clínica Segunda Edição em Português, Tradução da Quarta Edição em Inglês, Vol I, Vol II,
Enciclopédia Familiar da Saúde - Editora: Ediclube,
Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Interna - Otto Miller

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Marta on 05/05/2009 22:29:01
avatar
a sonda deve ser colocada até o jejuno, parte do intestino delgado.
Thumbs Up Thumbs Down
1
francinete on 20/05/2009 15:43:04
avatar
vai para o meu email
Thumbs Up Thumbs Down
1
kelen miranda on 03/08/2009 01:47:17
avatar
Ola !!gostaria de saber como deve ser a alimentação de uma pessoa apos fazer tratamento de pancreatite e de pisceudo cisto,o q deve se alimentar?bebidas de alcool nem pensar?por favor mande -me respostas . obrigado .
Thumbs Up Thumbs Down
2
Fernanda on 02/01/2010 11:37:46
avatar
Tenho prancreatite, pois tenho pedras na vesicula.
devido a isso queria saber o que eu posso comer e o que não posso comer?
Preciso urgente dessa resposta
desde já obrigada
mandei de novo pois acho que tava errado meu e-mail na primeira vez
Thumbs Up Thumbs Down
2
georgiana sipauba pinto on 26/01/2010 14:17:49
avatar
Qual a alimentação para uma pessoa que ainda tem pseudocistos, devido a uma pancreatite E com necrose?
Thumbs Up Thumbs Down
4
Antonio Mendes on 22/02/2010 13:38:11
avatar
Ola!! Tenho pancreatite com pseudoquiste
estive internado 17 dias,com dieta liquidas e depois moles agora em casa que alimentaçao posso fazer?
Em casa faço uma alimentaçao pobre em gorduras, sal e protainas e na me sinto mal nem tenho dores.
Thumbs Up Thumbs Down
-4
Edineuza da silva santos on 29/03/2010 17:13:12
avatar
Tenho 38anos;e faz alguns anos que tenho constipação;fico com o meu abdomem enorge,parecer está gestante de uns 6meses,já fiz alguns exames como colonoscopia,ultra-son,e não acusa nada,não tenho dores forte,só fadiga,mal estar,ansia de vomitõ,pode ser um problema de pancreatite?que especialista devo procura?aguardo resposta.obrigado.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 31/03/2010 19:26:50
avatar
Edineuza, procure um cirurgião ou gastoenterologista.
Thumbs Up Thumbs Down
-2
Débora Carvalho on 03/07/2010 14:56:33
avatar
Tenho um parente que está internado com diagnóstico de pancreatite , ele não está bem. Existe risco de morte para um caso de pancreatite crônica?
Thumbs Up Thumbs Down
2
dagoberto edison welter on 16/11/2010 17:29:39
avatar
boa tarde tenho 59 anos e comecei a sentir uma dor terrivel no lado esquerdo abaixo da costela, fui ao médico e ele achou que eu estava tendo uma pancreatite, podem me explicar e me dar uma solução, muito obrigado
Thumbs Up Thumbs Down
-2
1 2 next 19 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade